Shortfilm da semana — Confusion Through Sand

De modo extraordinário, Danny Madden te leva para a guerra.

Qual a forma mais comum de mostrar um soldado em plena guerra e com ele toda a tensão e horror? Bom, para a Ornana Films de Danny Madden, num curta metragem animado desenhado a mão em papel reciclado. Confusion Through Sand (2013) é uma história contada de um modo que você nunca imaginou assitir.

Madden consegue com que você não pare de olhar um minuto para a tela, perseguindo cada detalhe desenhado frame por frame. Segundo o diretor, esse é o objetivo da Ornana, a produtora que ele e Jonathan Silva criaram quando eram adolescentes. Se uniram sob a bandeira de compartilhar histórias com as pessoas em grande escala da maneira que eles pensam que deve ser compartilhada.

Confusion Through Sand estreou no festival SXSW em 2013 e levou o Jury Award, além do Gothenburg Indie Film Fest, Indie Grits US e o USA Film Festival de Melhor Animação (2014) e Indianapolis International Animation Festival de Melhor Curta (2014).

No filme, acompanhamos um jovem soldado por pouco mais de 9 minutos passando por conflitos, internos e externos, em meio a guerra. Toda a tensão que ele tem que passar, acompanhado da câmerca em constante movimento, proporcionando ângulos imprescindíveis para o decorrer da narrativa. Cruza com pessoas inocentes, incluindo crianças, para chegar ao inevitável confronto em meio a toda aquela areia que em certo momento, o título do curta faz jus.

É uma obra sensível que traz os mais opostos sentimentos ao espectador junto do som ambiente de uma guerra, há silêncio e também barulho insuportável, ambos separados por segundos de acontecimentos. A música que eventualmente aparece, é dramática e nos faz, ansiosos, torcer para o soldado.

Confusion Through Sand é algo real, a guerra mostrada de uma forma original que surpreende em cada movimento, cada passo na areia dado e cada respiração nos coloca dentro do curta animado, apreensivos. O soldado ganha o centro da ação em uma história forte e de extrema importância. Ao fim do curta, não se espante se você acabar assistindo outra e outra, e outra vez.

FICHA TÉCNICA:

Data de lançamento: 2013 (mundial)
Duração: 9 min e 24 seg
Direção: Danny Madden
Roteiro: Danny Madden
Música: Pete Horner e Danny Madden
Produção: Benjamin Wiessner e Jim Cummings

O filme:


A Silva Home Movies é o selo de produção independente mais aconchegante. 
Queremos incentivar você a fazer, produzir e lançar suas ideias. 
Entre em nossa casa e compartilhe suas ideias e histórias.

https://www.youtube.com/silvahomemovies