conhecer o tempo

Silvia Haueisen
silviahaueisen
Published in
2 min readAug 15, 2022

Uma reflexão sobre as habilidades que escolhemos desenvolver

Ser capaz de observar com olhar atento e curioso é, para mim, uma das grandes habilidades para quem quer se conhecer melhor e para quem deseja organizar melhor o seu tempo.

Você precisar sair às 19h e quer estar em casa a tempo de tomar um banho e se arrumar com calma. Você recebe uma tarefa e precisa apontar um prazo possível para cumpri-la. Você deseja pegar um trabalho extra para levantar o dinheiro para a viagem dos sonhos e é necessário se organizar para isso. O desejo de fazer exercícios físicos segue como uma meta não alcançada pois o tempo parece escorrer pelos dedos.

Limpe os ouvidos, então, para um cochicho:
só é possível entendermos uma coisa quando paramos de querer controlá-la.

Ninguém conhece de verdade uma pessoa dizendo o que ela deve fazer, como ela deve se vestir, o que ela deve comer, como ela deve falar, como ela deve ou não se comportar.
O melhor jeito para nos tornarmos próximos de alguém, de nós mesmos, da vida ou do tempo é observando. Observando atentamente como se é.

Eu gosto de ter um tempo tranquilo pela manhã. Acordar com calma, tomar café, contemplar o céu, escrever. Isso só se tornou possível quando eu entendi que, ao acordar a 10 minutos do meu primeiro compromisso, a única coisa que existiria é frustração.

Sabe, nunca tinha pensado nisso, mas agora faz sentido: a nossa capacidade de se sentir realizado é proporcional ao nosso conhecimento do tempo. A realização preenche o nosso corpo quando, primeiro, sabemos o que nós precisamos, quais são as nossas necessidades. Depois, podemos observar as mudanças que precisam ser feitas e colocar elas em prática. Mas, toda mudança precisa ser encaixada no tempo: como encaixar o horário de exercícios físicos se não sei quanto tempo preciso para chegar à academia, me exercitar, voltar para casa, tomar banho e comer algo? Como saber quantas horas preciso para uma tarefa se não conheço como trabalho?

Deixo aqui, então, um convite: observe o tempo nessa próxima semana que se inicia. Observe a si mesmo. Perceba como funciona o seu processo. Mas, pegue leve! O conhecer é um processo lento. O mistério dá o sabor ao caminho que vai se construindo.

--

--

Silvia Haueisen
silviahaueisen

Escrevo sobre o que pulsa 🍀 Pesquiso sobre criatividade e sou autora da disciplina de Empreendedorismo Criativo