Quem escreve o miudezas?

Silvia Haueisen
silviahaueisen
Published in
2 min readAug 10, 2022

Um pouco da minha história

Olá :)
Vou contar para vocês um pouco da minha história e do que me levou a criar este espaço de compartilhamento.

Me chamo Sílvia Haueisen, tenho 27 anos e nasci e cresci numa cidade do interior de Minas gerais chamada Teófilo Otoni (digamos que com um pézinho na Bahia). Atualmente, moro em Belo Horizonte, já há 12 anos, cidade para a qual escolhi me mudar para focar nos estudos e conseguir ingressar numa universidade renomada. O plano saiu como esperado e, em 2017, me formei em Engenharia Civil.

A partir daí, muitos questionamentos e mudanças de rota surgiram: entendi que a Engenharia não era o que eu realmente desejava e comecei a me aventurar por outras áreas. Comecei a trabalhar na área da educação em 2019, participando como autora de uma disciplina escolar sobre Empreendedorismo e Criatividade para jovens do Ensino Médio (depois conto um pouco mais sobre ela aqui). Hoje, trabalho na empresa que possui os direitos sobre esse conteúdo, gerindo como ela é implementada.

Acontece que no meio de tudo isso, sempre houve uma inquietação. Sempre gostei de estudar e ler bastante, a curiosidade sempre foi uma amiga íntima. Pesquiso algumas temas como a criatividade, o autoconhecimento, a educação, alimentação vegetariana, o corpo, a poesia e alguns outros mais. Até hoje, nunca soube o que fazer com tudo isso. Muito dos conteúdos parecem pontos sem ligações soltos dentro de mim. A ideia dessa página é falar sobre essas histórias, temas, pessoas e encontros que me atravessam. Não há um tema definido. É até mais simples: é sobre o que toca a alma e convida a escrever.

E por que a escrita?

Durante a pandemia, esse período louco que começou em 2020, me reconectei com o amor pela escrita. Se olho para trás, percebo que, desde os tempos de escola, ele sempre esteve presente. Permiti desenvolver mais esse amor, olhar mais profundamente para ele e, quando vi, já tinha se tornado um hábito e parte essencial.

Tão essencial e tão presente que, neste ano, em 2022, nasceu o meu primeiro livro de poemas: o olhos do avesso, obra que foi editada em conjunto com a Editora Avá. Se quiser conhecer mais sobre ele é só clicar aqui.

Este início é, então, um passo no meio desse caminho. A medida que escrevo, vamos nos conhecendo. Quero poder conhecer mais de quer lê as histórias também. Por isso, se algo ressoar por aí, me mande uma mensagem, deixe um comentário ou apenas dê vazão para as reflexões que desejarem surgir.

Um abraço com carinho,

Sil.

--

--

Silvia Haueisen
silviahaueisen

Escrevo sobre o que pulsa 🍀 Pesquiso sobre criatividade e sou autora da disciplina de Empreendedorismo Criativo