Fashion delivery: você conhece?

Você se lembra da Lu? Eu contei a história dela por aqui no dia das mães. Ela é muito amiga da Agustina. A Agustina é cliente da Simbio faz um tempinho, e é uma pessoa maravilhosa e inspiradora. Ela esteve aqui em Porto Alegre há uns meses atrás e veio aqui no nosso escritório nos contar um pouco da história dela… Ficamos apaixonados!

A Agus tem uma marca muito legal, a Comas. O conceito da Comas é a criação de peças únicas, feitas a mão e realizadas mediante upcycling. Upcycling é uma nova forma de reutilizar restos descartáveis de peças antigas. Ou seja, tudo aquilo que iria para o lixo por não ter mais função passa a ser reaproveitado para criação de outras peças.

“Então é a mesma coisa que reciclagem?”. Não, na verdade. É uma evolução (que surgiu em 1990, se tornando mais conhecido em 2002) em cima do conceito de reaproveitamento, da continuidade do ciclo de vida do produto.

O resultado disso são peças totalmente artesanais, com um design único e com a ressignificação de algo que aparentemente não teria mais valor. O conceito da marca é esse — comprar só o que gosto e vou usar. A busca pela compra consciente dos clientes exigia uma forma diferente de viver a experiência de compra. E é essa história que eu quero contar.

A Lu, da MAI MAI, trabalha com o modelo das bags a cerca de 6 anos, e inspirou a Agus a utilizar o mesmo canal. E a indicação não podia vir em melhor hora. A Comas tem um produto muito especial e super artesanal. O canal de vendas sempre foi uma preocupação da Agus, já que lojas que poderiam revender seu produto só aceitam consignação. Ela sentia a necessidade de vender o produto diretamente para o cliente final, até para que o propósito do upcycling não se perdesse.

“Quando eu abri a Comas, já tinha essa visão. Ter uma produção própria me fazia sentir necessidade de vender direto para o cliente final. Eu faço a matéria prima, desenho a peça e desenvolvo o produto. Nós somos um lab de criação, fábrica e varejo. Eu só precisava de um canal para entregar isso, sem a necessidade de uma loja física própria, já que seria mais um processo grande para executar.”

E claro que a Lu sempre incentivou a Agus a implementar as bags no seu negócio. A #maletaComas funciona da seguinte forma: o cliente entra no site da loja (www.comas.com.br) e preenche o formulário de solicitação da bag. Nesse formulário, o cliente pode descrever seu estilo, tipo de corpo, cores preferidas e tamanho. Depois disso, o time da Agus faz uma curadoria de produtos que acreditam que você vai gostar e envia para sua casa cerca de 8 peças. Você recebe elas, normalmente na sexta-feira, e pode experimentar no conforto de casa. Por 4 dias, você fica com essas peças em casa e pode combinar com outras que já tem e pedir opinião de amigos e familiares. Na terça-feira, elas retiram as peças que você não quer ficar na sua casa e paga por aquelas que quiser ficar.

Eu perguntei pra Agus sobre a preocupação da maleta não ser devolvida, e ela me assegurou que isso nunca aconteceu com ela e nem com nenhum dos conhecidos que usam esse canal.

Esse processo todo é conhecido como fashion delivery: entregar comodidade para seu cliente, sem a necessidade de uma loja online. (A gente explica direitinho sobre esse processo aqui, ó: https://www.simbio.com.br/fashiondelivery/).

O negócio da Agus ainda é pequeno e elas mesmo faziam as entregas no começo. Hoje a #maletaComas é o principal canal de vendas da marca, que envia cerca de 5 maletas por semana. Mas a Agus sonha alto e quer atingir os números da amiga Lu, que já está a 6 anos com esse canal e envia diversas maletas por semana.

O que faltava para a Agus, era uma forma de controlar esse estoque em trânsito. E aí que entra a Simbio. Na nossa conversa, ela contou pra gente todo o processo de entrega do produto e contou que precisava de um sistema para controlar tudo isso… Nós começamos a pensar e desenvolver essa nova funcionalidade no Simbio.

Assim que surgiu o SimbioBag. O sistema completo de controle de estoque em trânsito nos cleintes, criação das bags personalizadas e uma interface simples e intuitiva para que o cliente escolha e compre os produtos diretamente no seu celular. A Agus passa a ter muito mais domínio e conhecimento sobre seus clientes, já que vai ter seus gostos e desgostos na palma da mão. Assim fica bem mais fácil escolher produtos para compor o mix da marca, não deixar estoque parado, além de se tornar uma mão na roda para a correria dos consumidores atuais.

O SimbioBag também tem integração com pagamentos mobile, possibilitando que o cliente possa pagar pelo celular, através de um link gerado na criação da bag, e o lojista nem precisa gastar para ir retirar o pagamento. É uma revolução na forma de estocar, de se relacionar e de atender seus clientes.

E sabe o que é mais legal? A Simbio se inscreveu na Feira Brasileira do Varejo 2017 e ganhou o prêmio de sistema mais inovador com o SimbioBag! Somos primeiro lugar em inovações e resultados para o varejo, eleitos pelo Sindilojas em parceria com SEBRAE.

Você pode clicar aqui para saber mais sobre o SimbioBag, solicitar uma demonstração e ler depoimentos de clientes que já usam essa nova forma de vender: https://www.simbio.com.br/simbiobag/.

Caso queira conhecer mais sobre a Comas, conhecer os produtos ou solicitar uma #maletaComas, acesse o site www.comas.com.br