Trabalhar com empreendedorismo tem dessas…

Ontem foi um daqueles dias que eu saí do trabalho inspirada para mudar o mundo. Aqui na Simbio trabalhamos com B2B, ou seja, venda de empresa para outra empresa. Nossos clientes são, em sua grande maioria, pequenos e novos negócios e a gente escuta quase todo dia uma história diferente. São histórias sensacionais de gente empreendedora de verdade, com muitos sonhos alinhados com muito propósito.

A gente estava com vontade de começar a contar essas histórias e aproveitamos o dia das mães para ir atrás de mulheres empreendedoras e mães que quisessem dividir sua trajetória com a gente. E é aí que entra a Luciana.

Ela e a sócia Daniela montaram um ateliê de roupas femininas (MAI & MAI) com o propósito de ajudar mães que não querem deixar a vida pessoal de lado e querem continuar fashion (sim, é lindo). Para facilitar, o processo de venda é o mais comodo possível: você recebe as peças em casa para experimentar com as outras peças que você tem e, se quiser ficar com elas, efetua o pagamento.

(PS1: Eu, pessoalmente, conheci esse método de distribuição pelas nossas clientes que fazem isso e estou encantada. A ideia de poder experimentar a peça com todas as outras que você já tem é INCRÍVEL e já amo todas as lojas que funcionam dessa forma).

“Foto ilustrativa (de Saul Steinberg) de como a gente vê a vida, cheia de arte, possibilidades, leveza, diversão, brincadeira, beleza e muita determinação e foco!”

A história da MAI & MAI começa em 2010, quando a Daniela, que já era mãe, se uniu com a Lu para, juntas, empreender no ramo da moda. Acontece que, 2 meses depois de começar o negócio, a Luciana engravidou. Se já é difícil empreender normalmente no nosso país, imagina na situação das meninas: sem dinheiro, dividindo apartamento e com filhos pra criar. E é aí que a história começa a ficar mais linda: elas tinham MUITA vontade, MUITO propósito e MUITO brilho no olho pelo que estavam fazendo: “ A gente não tinha dinheiro para pagar babá e tinha que trazer os filhos para o trabalho. Todo mundo junto pra fazer dar certo. Dar certo era a única opção”.

7 anos depois, elas fazem questão de continuar com a mesma ideia do começo: nunca deixar a família de lado. Hoje, a empresa é composta majoritariamente por mulheres (de homem só tem um sócio e um motorista) e as sócias fazem questão de que todo mundo também coloque a família em primeiro lugar. Os horários de trabalho são totamente flexíveis para que todo mundo possa se adaptar aos horários dos filhos e da família: “Não precisa deixar de ir na reunião do colégio, ou na consulta do médico com os filhos”. A Lu é direta e diz que faz parte do sucesso do negócio o equilíbro das funcionárias entre a vida pessoal e a vida profissional: “Não combina, não é coerente cobrar algo diferente. A gente começou assim”.

Além das funcionárias diretas, os principais canais de venda e distribuição do ateliê são as revendedoras: mulheres e mães que querem voltar para o mercado de trabalho, depois de um tempo só se dedicando aos filhos e família. Para alinhar os sonhos e ajudar todas essas mulheres, elas garantem um comissionamento acima dos normais do mercado.

Hoje a MAI & MAI prioriza o atendimento ao cliente através do delivery e da revenda em SP, RJ, MG e GO. Elas ainda enviam via SEDEX (para quem não for da região) seus vestidos, saias, blusas, calças e muitas outras peças lindas!

“O nosso foco é GENTE e gente feliz, dinâmica e com boa autoestima; queremos proporcionar uma experiência agradável e sem ônus, taxa, imposto e tudo o que estamos cansados de fazer sem receber retorno.”

Quanto ao futuro, ela é enfática: o importante é estar perto do filho ❤.
 
 A Lu ainda deixou uma dica de ouro para todas as mães empreendedoras: organização! “É difícil ser mãe, mas é só otimizar os processos que dá para conseguir hora pra tudo! Empreender é isso: viver o teu sonho sem deixar de lado a família”.

E é com essa frase que eu termino nossa história de hoje. Foi lindo de ouvir e larguei o telefone com lágrimas nos olhos. Lu: desejo um feliz dia das mães pra ti, pra Dani e pra todas as mulheres da MAI & MAI. Vocês são aquele conjunto de pessoas que a gente tem orgulho de conviver. Obrigada por esse “shot” de inspiração para o final de semana (e pra vida).

Aproveito também para agradecer a Agustina, quem me apresentou a Lu. A Agus é nossa cliente há algum tempo e COM CERTEZA é uma das próximas histórias que eu planejo contar por aqui! Sabe aquelas pessoas com uma energia contagiante e que conseguem te inspirar só de olhar no olho? Ela tem um negócio parecido com o da Lu, mas vou guardar essa história para uma próxima vez…

Feliz dia das mães para todas essas mulheres incríveis que se desdobram para ser as melhores pessoas do mundo e ter sucesso no que acreditam.

(Ah e quem quiser conhecer a MAI & MAI é só entrar no site delas http://www.maiemai.com.br/. Vale o clique, é lindo!)