nunca é triste demais

Gustavo
Simetria
Published in
2 min readApr 17, 2024

ja não são torturas demais?
basta acordar cedo, passar fome pela manhã toda
ficar encurvado com os olhos fixos na tela
estudando, trabalhando, produzindo

basta sair de casa, na chuva, e passar o dia encharcado
você não consegue ver?
eu grito todos os dias para que você perceba
as noites são preenchidas pelos contos do proletariado

você não ouviu sobre minha saúde?
graças a minha irresponsabilidade e falta de educação
agora minhas costas e meus dentes doem

quando chego, ainda preciso limpar esta casa
meu trabalho involuntário com gatos me castiga
você não vê, mas o tempo todo eu pago pelos erros
pelas transgressões e até pelas palavras

você percebe o que pode fazer?
toda essa cobrança concreta
construída por um histórico deplorável
quando você se sentiu assim?

tão sozinho que nem o choro tem significado
perdido ao ponto de nunca conseguir ter um destino
qualquer lugar basta

nem os sonhos conseguem florescer
preciso me preocupar com outras responsabilidades
a minha melancolia não me permite acreditar
toda a minha esperança está em morrer

sempre que o eu giro o pescoço, sinto dor
sempre que movimento minhas costas, desconforto

a culpa é minha, não posso te culpar
mas você pode me ajudar
ou apenas não atrapalhar

todos os dias, preciso converter um demônio
acalmar meus ânimos, respirar fundo, e aguentar
todos os dias
por toda minha vida

você, ao menos, consegue imaginar?
enfrentar, todos os dias, a todas as pessoas
ninguém para esticar a mão ou exaltar uma pequena conquista
todos os dias, uma luta

triste é que por mais triste que seja
nunca é triste demais
não existe limite para o sofrimento nesta terra
agradeça todos os dias por não ser você

a realidade é criativa nos castigos
não seja um instrumento vazio
respire, viva e veja
exista o suficiente

ninguém liga para quem mente, ninguém liga para quem trai
os conceitos sociais são deturpados desde o começo
você sim, você não, você talvez
pequenas gotas de chuva, renováveis

você, por outro lado, é especial
nada em você é diferente
evoluímos da mesma forma
mas você foi agraciado
pela seleção não natural

--

--

Gustavo
Simetria

Jornalista, apaixonado por história e futebol. Um integrante da sociedade dos poetas mortos.