Sinta a melodia

Aline Silva De Oliveira
sinestesiamusical
Published in
2 min readNov 23, 2018
Foto: Aline Oliveira

Aos apaixonados por música, tenho certeza que em algum momento vocês já pararam para pensar em como cada detalhe daquela sua canção preferida foi elaborada. Bom, o produtor musical Luciano Veronese explica passo a passo que fazem daquela música que marcou uma fase, uma pessoa, um lugar e vários outros momentos e sentimentos que só uma música é capaz de descrever.

Em primeiro lugar vale destacar que uma canção possui três características básicas como a melodia, que é a voz principal e pode ter uma segunda voz ou não; a harmonia para o acompanhamento quando mais de uma nota musical se juntam; o ritmo que equivale ao tempo que essas notas musicais serão divididas.

O processo de mixagem, ou seja, de elaboração da música inicia com uma voz guia, gravada sozinha utilizando o metrônomo, ferramenta utilizada para a marcação do tempo e quantas batidas a música irá ter por minuto. Antes de tudo o andamento é escolhido pelo produtor para ser gravado pelo cantor.

Após a captação da voz guia, os instrumentistas vão ouvir a gravação com o fone e isso tudo é editado depois de da captação do áudio. Depois com as ferramentas é possível fazer as mudanças necessárias ao abrir cada instrumento em um canal, canais são as camadas em que cada instrumento da canção foi gravado e permite mexer só nessa bateria independente.

COMO TUDO ACONTECE

O instrumento gravado passa pela mesa, para o equipamento da placa de som em que o produtor pode alterar o som ambiente com os vários tipos de reverbs, ou seja, a ferramenta que pode simular a ambiência de uma sala, e até colocar efeito independente de cada instrumento e cada voz.

Após esse processo é feita a redução para dois apenas dois canais fazer a finalização que é a mixagem; mistura todas as alterações e sons, praticamente tudo que devia ser feito. Passa para o outro software que é a música finalizada. “Ao todo são 26 fatias de som que a gente tá trabalhando, pode erguer o volume e não tem tem limites de canais. Só que depois de finalizado a gente vai ouvir em apenas duas caixas que é o que a gente ouve no CD no MP3”, apresenta Veronese.

Para finalizar, é realizada a masterização, em que é feito uma cópia da produção bruta para regular o volume, equalização, deixar o começo da música certinho para que não tenha espaço em branco, e até mesmo como a canção vai termina, a última nota que soa.

ESSÊNCIA

Luciano conta que o processo tem quatro fases de gravação do instrumentos para ter uma produção de áudio: grava dos instrumentos, realiza a edição, mixagem e por fim a masterização.

Texto: Aline Oliveira

Sinta a experiência da doce sobreposição dos instrumentos que formam uma canção!

--

--