A ansiedade do jornalismo na era digital

Amanda Maciel
singular&plural
Published in
2 min readMar 26, 2018

A semelhança entre o jornalismo antigo e o digital é sempre manter a população informada isso é essencial para uma real democracia, visando à ética e veracidade dos fatos

Por Amanda Maciel

Hoje em dia a sociedade está caminhando para um mundo tecnológico, com isso o individuo acostuma com a instantaneidade que esse universo trás, como por exemplo, algum evento importante que está acontecendo, alguém por meio de um celular está fazendo a cobertura ao vivo, não necessariamente um jornalista.

Por isso o jornalismo antigo precisa acompanhar esse ritmo e inovar, senão deixa de ser consumido. Porém com a instantaneidade o leitor ou telespectador, precisa ficar atento no que está sendo passado, ou seja, não pode acreditar fielmente naquilo que está sendo noticiado, a questão da credibilidade e ética jornalística também está caindo no conceito do consumidor, pois qualquer um está se passando por jornalista hoje em dia.

Não basta almejar o sonhado furo jornalístico, a ética com o leitor em falar a verdade, trazer um conteúdo relevante, verificar as fontes e as informações, ter respeito, comprometimento e sigilo, caso a fonte não se sinta a vontade para revelar seu nome, jamais ser sensacionalista, expor todos os lados de uma situação e deixar que o leitor construa sua própria opinião de acordo com a sua moral, isso é à base de uma matéria, não é apenas responder as perguntas do lead, precisa ter uma apuração limpa e honesta.

Hoje o que faz sucesso são os blogs, pois o leitor ou telespectador se sentem próximos de quem está passando a informação, o famoso “gente como a gente”, o que às vezes não ocorre no jornalismo tradicional. O hábito de ler matérias grandes também está sendo abandonado, com isso ocorre uma grande questão, será que o individuo consegue ficar bem informado com uma simples notinha?

Visando esse pensamento o jornal Estadão optou por investir em listas de transmissão que levam manchetes e os links das principais notícias por meio do WhatsApp, com o intuito de despertar a curiosidade do leitor e mantê-lo informado.

--

--