A prática de enganar o leitor

ClickBait: a melhor forma de chamar a atenção do público e gerar "engajamento"

Luca Bonistaff
singular&plural
2 min readNov 28, 2022

--

Por Luca Boni, Marco Antonio e Pedro Pascoal

Créditos: Pixabay lincence

Para combater o clickbait e as fake news, a Google, principal ferramenta de pesquisa na internet, já está ajustando seus algoritmos para combater o clickbait e as fake news que vêm junto dele.

Uma forma de chamar a atenção dos leitores é por meio desse caça-clique, mas o que é o clickbait? O clickbait, traduzindo para o português como “caça-clique”, que serve como uma isca, ele é uma estratégia que consiste em utilizar títulos chamativos, enganosos ou sensacionalistas para gerar tráfego online, com o intuito de captar maior acesso ao conteúdo publicado e enganar as pessoas assim que clicam para vê-lo. Geralmente as matérias que possuem clickbait vêm acompanhadas de uma imagem apelativa, mas seu conteúdo desvia de sua “promessa”, o título. Assim, o conteúdo do clickbait tem como objetivo aumentar as chances de um leitor clicar nele e compartilhá-lo com a sua rede pessoal. Em relação a forma estrutural, o caça-clique tem semelhança com as fake news, de forma que o problema não é criar títulos apelativos, mas sim enganar os consumidores da notícia.

Um exemplo claro de clickbait é protagonizado pelo colunista Léo Dias, que em 15 de setembro de 2022 publicou, em sua coluna no Metrópoles, que o tik-toker Iran Ferreira, mais conhecido como Luva de Pedreiro, abandonaria seu empresário e ex-jogador de futsal, Falcão. Na matéria, segundo Léo Dias, o influenciador deixaria o empresário por outro tik-toker. A grande questão é que, alguns dias depois, o próprio Iran desmentiu o que foi publicado pelo colunista, que vive de fofocas e títulos chamativos, tanto na sua coluna, quanto no seu Instagram.

O jornalista tem um importante papel de responsabilidade coletiva e de construção social da realidade. Um profissional deve conduzir seus trabalhos com ética e consciência de todos os recursos que ele utiliza para veicular informações que serão consumidas pela sociedade, e não usar técnicas, que segundo a RockContent, são utilizadas por produtores de clickbait, como uso frequente e constante de pontos de exclamação; expressões como “você não vai acreditar”; criação de um senso de urgência no título, como se você não pudesse passar mais nem um segundo sem descobrir do que se trata; uso de imagens que despertam a curiosidade, mas que não dizem muita coisa.

--

--