A relação entre jornalismo e internet

Julio César Mioto
singular&plural
Published in
2 min readMar 26, 2018

Até que ponto os internautas conseguem se relacionar com jornalistas e suas pautas

Por Júlio Mioto e Raissa Andrade

Desde muito tempo, a mensagem demorava para se encontrar com seu receptor. Os meios eram mais complicados, os caminhos mais longos e o tempo, muitas vezes, perdido. Para jornalistas de raiz, os métodos utilizados para apuração, descoberta e divulgação de notícias eram mais árduos.

O advento da tecnologia trouxe inúmeras melhorias para a vida do ser humano. Com isso, nasceram as redes sociais, que com elas, as pessoas do mundo inteiro se comunicam através de uma tela. A junção com o jornalismo não demorou a aparecer. Foi com a internet que ele se aprofundou, aumentando ainda mais seu campo e vertente.

Os internautas agora já são vistos como fontes, divulgadores, opinadores e principalmente como público. Porém esse poder excessivo das pessoas geram uma certa insegurança para o jornalista. A rapidez da divulgação e interação do meio com a mídia é instantânea e devido a isso, o trabalho do jornalismo tende a ser acompanhado. Talvez com o tempo, o repórter pense mais na transmissão da notícia do que no entendimento do espectador sobre ela.

A plataforma da internet é um espaço aberto e livre onde cada um expressa seu modo de pensar e agir. O julgamento é criterioso e pesado. Dependendo do acontecimento, pode levar a sérias consequências como uma comoção nacional. Um exemplo são os protestos em 2013, quando milhares de pessoas se reuniram nas principais capitais brasileiras para protestar contra o atual governo do Brasil. Tudo isso armado somente por uma rede social, sem intervenção externa. Por tudo que viam e ouviam da televisão, rádios e revistas. Não havia uma mídia sequer sem noticiar esse marco, que nasceu de grupos e conversas da internet. O resultado nem demorou para acontecer, o povo conseguiu um impeachment de Dilma Rousseff. Lembrando mais uma vez, que oprocesso se deu por conta da combinação da população por uma plataforma digital.

O poder se tornou tão forte que o jornalismo foi obrigado a se adaptar ao internauta e entender suas colocações. O que muitas vezes escapa aos olhos do telespectador, que congela em frente à imagem, não passa despercebido por um bom usuário.

A partir deste avanço, o mundo tende a mudar cada vez mais, e com ele, as plataformas vão se expandindo e ganhando mais espaço nas mídias contemporâneas. Para você, leitor, é necessário este vínculo entre jornalismo e internet?

--

--