Acusação sem apuração

Gabriel Matheus
2 min readMay 17, 2022

--

O jornalista Datena acusou o YouTuber Kelvin Thiago de estar na lista de responsáveis pelas ameaças ao time do Corinthians.

Por Gabriel Matheus e Thiago Santos

Durante seu programa no Brasil Urgente na emissora Bandeirantes, o jornalista Datena apontou o youtuber Kelvin Thiago do canal Mil Grau como parte do grupo que ameaçou o time de futebol do Corinthians no mês de abril de 2022. As acusações foram feitas baseadas em um vídeo onde o youtuber zingava o presidente do clube, Duilio Monteiro Alves. Apesar do kelvin ter realmente feito os insultos ao presidente do Corinthians, isso não é o suficiente para inclui-lo em uma lista de criminosos sem provas.

O youtuber em questão é dono de um canal com quase1 milhão de inscritos. Após as acusações do Datena o jovem Thiago teve que até mesmo prestar depoimento na polícia em relação ao caso. Esse caso, apesar de não ter gerado muitas consequências para o youtuber, já que foi rapidamente esclarecido, poderia ter tido consequências catastróficas na carreira do influenciador. Além da exposição e desconforto que a acusação do jornalista causou ao influenciador, ele poderia ter acabado com a carreira dele.

As acusações falsa destroem vidas (imagem tirada do site FreePik, link: https://br.freepik.com/fotos-gratis/noticias-falsas-funcionam-saindo-da-boca-de-um-homem_22429301.htm#query=desinforma%C3%A7%C3%A3o&position=11&from_view=search)

Levantar uma acusação sem apuração correta e profunda, e principalmente, sem falar com quem está sendo acusado é muito errado no jornalismo. Isso porque se for mentira, a exposição negativa será difícil de ser retirada gerando consequências negativas imediatas para a pessoa. Especialmente considerando que o programa Brasil urgente tem alcance nacional, fazendo com que esse tipo de notícia se espalhe rapidamente dando pouco ou quase nenhum tempo para a pessoa se pronunciar a respeito.

Nesse meio tempo ele já perdeu seguidores, contratos e até patrocinadores, tendo em vista a velocidade que as notícias correm hoje em dia. Foi uma grande falha do jornalista Datena anunciar o jovem youtuber como culpado baseado em apenas um vídeo que nem mesmo o ligava ao caso. Não seria nem mesmo prudente nesse caso colocá-lo como suspeito devido ao fato do vídeo não linkar o Thiago a nada que tenha relação com as ameaças ao time. Mais importante que isso é a irresponsabilidade do programa de não procurar ouvir o acusado como dita as regras de apuração do jornalismo.

Uma boa matéria deve ouvir todos os lados e, apenas, levantar alguém como culpado quando tiver provas de tal. Esse tipo de acusação demora para ser revertido e pode gerar consequências negativas para a pessoa imediatamente. Ainda mais em caso de pessoas já conhecidas na mídia tanto tradicional como contemporânea. Vale lembrar que em muitos casos em que isso acontece o jornal faz uma retratação com bem menos ênfase na matéria e bem menos alcance. Muitas vezes por vergonha do erro cometido. Sendo que o correto seria o programa fazer toda uma matéria admitindo seu erro e se retratando com o acusado.

--

--