Agressão no Oscar ganha mais destaque na mídia que o próprio evento em si

Desentendimento entre Will Smith e Chris Rock ganha espaço em notícias e nas redes sociais

Jessica Barreto
singular&plural
2 min readApr 7, 2022

--

Por Jessica Barreto

N o último dia 29/3 (domingo), aconteceu a 94ª cerimônia de premiação do Oscar. Apesar de ser um evento de premiação cinematográfica, o que tomou destaque em toda mídia e nas redes sociais foi a cena do ator Will Smith desferindo um tapa no rosto do comediante e apresentador da noite, Chris Rock. O desentendimento teria ocorrido após Rock fazer uma piada a respeito da cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa do ator, fazendo referência com a personagem vivida pela atriz Demi Moore, no filme “Até o limite da honra” (1997).

Will Smith e Chris Rock no ‘Oscar 2022’ (Foto: Reprodução/Globoplay)

Em meio a um cenário ainda de incertezas causado pela pandemia de covid-19 e uma guerra em curso entre Rússia e Ucrânia, que tem deixado centenas de mortos e gerado rumores de mais aumento na inflação do nosso país, todos os olhares do jornalismo brasileiro foram voltados para a cena de destemperamento no Oscar 2022. Desde o ocorrido, veículos como G1, UOL, R7, dentre outros, têm lançado matérias sobre algum fato que tenha relação com a doença de Jada, sobre o pronunciamento do ator Will Smith ou até mesmo alguma fala ou comentário de outros atores presentes no evento. A premiação em si e seu desenrolar ficaram totalmente fora ou em segundo plano dentro dessas coberturas jornalísticas.

Percebe-se com isso que veículos sérios e que costumam noticiar fatos importantes do nosso cotidiano têm cada vez mais se distanciado de notícias e informações que de fato possuem peso e relevância pública, em troca de mais engajamento, clicks e likes em seus sites e redes sociais. E, para isso, estão recorrendo ao sensacionalismo e à adoção de uma postura antiética e extremamente apelativa, expondo a vida e a intimidade de celebridades e não celebridades, como costuma acontecer em blogs e colunas de fofoca. Tal comportamento coloca em xeque a galinha dos ovos de ouro do jornalismo, a nossa tão querida e cobiçada credibilidade.

--

--