As ações indiretas da guerra

Como muitas vezes a comunicação pode influenciar em grandes conflitos

Rafael Borges
singular&plural
2 min readApr 8, 2022

--

Por Rafael Borges e Thiago Santos

Imagem retirada do site https://br.freepik.com/ — Representando como aquilo que nos censura tambem não nos faz enxergar

Quando imaginamos uma guerra, há diversas maneiras de conflitos que nos vêm à mente. A censura acaba sendo uma delas, que não possui tanta visibilidade, porém sua eficácia pode ser bem maior que um conflito direto. Ela é uma das principais formas de fazer controle sobre seus povos, sendo uma forma que o governo arruma para esconder os verdadeiros fatos da guerra, omitindo e inventando informações ao seu favor, para que sua população seja alienada e ficar do lado de sua nação.

Um dos exemplos mais recentes dessa manipulação da verdade é a atual guerra entre a Rússia e Ucrânia, onde tivemos por ambas as partes criações de notícias falsas e censuras de certas informações para que o próprio lado de cada um seja bem-visto pela própria população e ao redor do planeta. A Rússia, por exemplo, começou a espalhar que havia mais baixas do exército ucraniano do que do russo, o que não era um fato comprovado. Outra questão duvidosa, que foi levantada pelo governo de Putin como medida desesperada em busca de apoio de outros países, é que dentro da Ucrânia havia a ameaça nazista.

Já pelo lado da Ucrânia também tivemos manipulações de informações. A mais famosa foi a criação do Fantasma de Kiev, onde o governo ucraniano retirou uma imagem de um jogo de videogame em que aparece um caça abatendo diversos aviões “russos”. Essa campanha foi feita como forma de incentivar os ucranianos a lutarem pelo país na guerra e também a desmoralizar os adversários.

Embora não aparente ser algo tão drástico, a manipulação de informações, seja ela omitindo ou criando, consegue muitas vezes afetar o resultado de guerras, como podemos ver atualmente. Um exemplo claro de como essa censura pode beneficiar aqueles no poder é as diversas ditaduras na história. Onde tínhamos um ditador no poder, tendo diversas atitudes tiranas, mesmo assim ainda havia uma imagem positiva do tirano frente à sociedade.

Por meio dessas manipulações podemos perceber o quanto a comunicação pode afetar a opinião pública de um povo inteiro, podendo até mudar as alianças e rumos de uma guerra.

--

--