As múltiplas facetas da abordagem jornalística da BBC News Brasil

A produção de vídeos informativos da BBC Brasil demonstra a necessidade de produzir notícias em formatos e plataformas diferentes

Nathalia Corominas
singular&plural
3 min readNov 24, 2020

--

Por Maryane Sales e Nathália Corominas Pereira

Photo by Annie Spratt on Unsplash

Criado em 2007, o Canal do YouTube BBC News Brasil é mais uma mídia da corporação britânica de radiodifusão British Broadcasting Corporation. O canal disponibiliza todos os dias notícias sobre o Brasil e o mundo a mais de 1,67 milhões de pessoas.

Quando a homepage do canal é acessada, é disponibilizado ao espectador as principais editorias, que são: Estúdio BBC, Que história!, Podcast: que história, Coronavírus, Reportagens especiais, BBC tecla SAP, Entrevistas, BBC ciência, BBC no ponto, e #maisvistos. Além disso, na aba “playlist” há outros assuntos abordados que não necessariamente possuem uma periodicidade para a postagem.

A playlist Estúdio BBC comporta uma lista de vídeos que abordam majoritariamente assuntos relacionados à política nacional e internacional, como os posicionamentos políticos e sociais do atual presidente, Jair Bolsonaro, assim como as manifestações chilenas e a disputa eleitoral nos Estados Unidos.

Um dos exemplos é o vídeo “Trump x Biden”, onde a correspondente da BBC News Brasil em Londres, Camilla Costa, informa o espectador a respeito da maneira como as propostas dos candidatos à presidência estadunidense atingem os EUA e, consequentemente, o mundo. A reportagem apresentada em 11 minutos possui uma linguagem simples e clara, que demonstra o quão importante é para o veículo esclarecer conceitos para que o espectador compreenda por completo as informações. Mesmo não sendo neutro, o canal apresenta de maneira igualitária as virtudes e os defeitos das duas campanhas.

Um aspecto interessante presente no canal é a possibilidade dos jornalistas apresentadores se vestirem de maneira menos formal, descartando a ideia de que é necessário estar com vestes formais para passar credibilidade ao espectador. Mas, por outro lado, o canal BBC News Brasil ainda continua como tantos outros veículos midiáticos a não possuir diversidade racial entre seus apresentadores.

Os vídeos da BBC são postados tanto em seu site quanto em suas redes sociais, sem alterações, e podem apresentar características distintas como: textuais (que não possuem som), os informativos (com um jornalista falando) e os de entrevista. Normalmente apresentam cerca de dois a três minutos, entretanto quando necessário podem se estender para apresentar as informações de forma clara, assim não se limitando a um único tempo.

Os vídeos textuais costumam apresentar apenas imagens e textos na tela e uma música de fundo, o que é interessante no sentido de que dessa forma o grupo dos PCDs (Pessoa com Deficiência) com surdez são atendidos, mas ao mesmo tempo exclui totalmente os cegos (também PCDs) visto que assim eles não conseguem absorver essas informações, fator que poderia ser facilmente melhorado a fim de atingir a todos. A falta de informações por áudio também pode ser um fator que dispersa as pessoas, mesmo em vídeos curtos e com muitas imagens que podem não instigar o espectador a permanecer.

Um exemplo é o vídeo sobre como funcionam as eleições norte-americanas, um tema complexo. Os textos são curtos e claros, de forma que a informação é absorvida ao poucos, com infográficos coloridos e imagens que auxiliam neste processo; entretanto, não há nenhuma informação feita por meio de áudio.

A BBC, assim como os demais veículos jornalísticos, tem a responsabilidade social de apresentar as informações com imparcialidade, de forma clara, entendível e com fontes confiáveis, além de se preocupar com todos os seus públicos. Observamos que costumam apresentar mais de uma visão e os temas também são diversos, vão desde política até curiosidades, assim demonstrando um equilíbrio. Sabem ser sérios quando necessário, mas também trazem um tom mais descontraído para as informações quando possível. Um exemplo de vídeo mais descontraído é o “Qual é a maior palavra da língua portuguesa registrada no dicionário?”, que apresenta diversas pessoas tentando pronunciar a palavra.

--

--