Cobertura da CPI da Covid: análise jornalística dos portais G1 e CNN

Linha-fina?

João Pedro Faria
singular&plural
2 min readJun 13, 2021

--

Por João Pedro Faria e Caio Meneghello

Nas últimas semanas, a CPI da Covid tem sido o principal assunto da cobertura jornalística. Uma cobertura muito grande e detalhada está sendo feita por diversos veículos de comunicação.

Devido a essa massiva cobertura, decidimos analisar dois grandes portais brasileiros. São eles: G1, e CNN, veículos de comunicação com abordagens e linhas editoriais diferentes.

No G1, site de notícias do Grupo Globo, a cobertura sobre a CPI é mais completa, e tem leitura mais ‘fácil’ para o grande público. Além do site ter uma organização mais ‘limpa’, o que ajuda na navegação.

O portal possui um ‘resumo’ da CPI, onde se publicam os destaques, trechos de depoimentos e notícias em geral sobre o tema. A página lembra um ‘minuto a minuto’ de uma partida de futebol.

O também G1 publica vídeos de trechos dos depoimentos e matérias que vão ao ar nos telejornais da Globo. Além disso, existe a produção de podcast que aborda o tema, um exemplo é “O assunto”, com a jornalista Renata Lo Prete.

Analisando o conteúdo das matérias, podemos notar que o G1 busca sempre a imparcialidade, e não ‘toma partido’ na cobertura. Em contraponto, os blogs presentes no portal possuem um viés de crítica ao governo, como por exemplo, o blog do jornalista Octavio Guedes.

A CNN também faz uma cobertura ampla da CPI, porém a organização das notícias no portal é um pouco confusa e dificulta o acesso; além disso, as matérias publicadas há mais tempo são difíceis de encontrar.

Outra diferença entre os sites é que o portal da CNN não tem uma página onde resume a CPI e os principais acontecimentos diários. Algo que, na nossa visão, prejudica a cobertura do tema e dificulta o acesso à informação para o grande público.

Assim como o G1, a CNN tem uma cobertura imparcial e com uma ótima apuração. Porém, é possível notar um tom mais crítico nas matérias, algo sútil, mas perceptível.

Os colunistas da CNN, assim como os da G1, são bastante críticos ao governo e deixam clara a sua insatisfação com o presidente Bolsonaro e o viés ideológico.

Porém, ao contrário da Globo, a CNN tem em seu elenco um jornalista que por diversas vezes se demonstrou favorável ao presidente Jair Bolsonaro. Trata-se do experiente Alexandre Garcia, defensor de diversos posicionamentos do governo, que inclusive teve debates ríspidos nos telejornais da CNN.

Com isso, concluímos que ambos os portais fazem uma ampla e qualificada cobertura da CPI da Covid. Porém, acreditamos que o G1 faz um trabalho mais ‘simples’ de ser compreendido para o grande público.

Marcos Corrêa/Presidência da República

--

--