Dar a cara a tapa, mas sem ódio, com amor

Marcelo José Abreu Lopes
singular&plural
Published in
2 min readSep 21, 2017

Por Marcelo Lopes

Editor

A famosa tela de René Magritte (1898–1967): "Isto não é um cachimbo". Sempre lembrando disso ao ler um jornal (Reprodução)

Quando iniciamos o trabalho com estudantes de Jornalismo em uma disciplina chamada “Crítica de Mídia”, em 2012, pensamos que as análises feitas dentro e fora da sala de aula, e os debates que daí surgiam, mereciam algo mais do que uma mera “nota” e uma pasta perdida no HD do computador. Ali tivemos a ideia de publicar um pequeno impresso com o título de “singular&plural” para que, ao menos, aquele conteúdo circulasse nas diversas turmas — estávamos em uma disciplina do último ano, disputando tempo e atenção com os Trabalhos de Conclusão de Curso, o que nunca é fácil. Produzirmos bom conteúdo nessa condição só valorizou nosso trabalho, aliás.

Mas, apesar de tudo, na época não conseguimos dar vida ao impresso. Agora, de retorno ao projeto, uma plataforma como a do Medium se tornou um incentivo decisivo para finalmente colocarmos nossa cara na rua e, quem sabe, levarmos uns tapas.

Sim, porque manter uma postura crítica — e digna — neste país não anda fácil na quadra de medo, incerteza e dúvida em que vivemos. Ao mesmo tempo, podemos dizer que a crítica de mídia está, por tudo isso, mais necessária do que nunca. A mídia tem uma participação enorme na construção da realidade, todos sabemos, e essa tal de realidade não nos tem dado muito orgulho. Os discursos de ódio estão por aí como evidência e também plantam uma pergunta fundamental: a nós, jornalistas, qual a responsabilidade nisso tudo?

Avaliar a mídia também é uma autoavaliação, e é o que nos propomos a fazer aqui.

Parem as máquinas! Vamos dar um tempo à reflexão.

Nossos objetivos

  • Avaliar teorias e conceitos de jornalismo e da mídia para a crítica de produtos editoriais jornalísticos e processos de construção da notícia;
  • Avaliar as especificidades teóricas do jornalismo;
  • Avaliar o jornalismo em suas dimensões ética, técnica e estética;
  • Avaliar o papel do jornalismo e do jornalista no mundo contemporâneo;
  • Avaliar criticamente o impacto de políticas editoriais nos seus respectivos produtos e, destes, na sociedade;
  • Avaliar as políticas editoriais e os produtos jornalísticos em seus aspectos técnicos, estéticos e éticos;
  • Sensibilizar-se com as demandas e os desafios da sociedade contemporânea;
  • Perceber e avaliar seu nível de compromisso com os valores profissionais jornalísticos;
  • Avaliar-se como jornalista.

❤️

Nota

Os artigos são assinados e de total responsabilidade de seus autores. Seus conteúdos e abordagens não refletem a opinião dos editores.

--

--