Jornalismo na era digital

Matheus Teles
singular&plural
Published in
2 min readNov 30, 2017

Por Matheus Teles

Os novos meios de fazer jornalismo através da era digital traz uma grande responsabilidade: temos que ser ágeis e cuidadosos. Hoje, qualquer pessoa que tenha acesso a internet pode “criar” uma informação, podendo ser compartilhada por milhares de pessoas. O nosso grande desafio enquanto jornalistas não é competir com esses usuários, para ver quem dá uma informação primeiro, mas sim, a prezar por sua veracidade, mantendo o trabalho ético.

A praticidade é uma das qualidades das plataformas digitais, apesar de contarem com toda a eficiência de uma notícia da internet, com suas imagens e links, e da praticidade que é oferecida ao leitor, que pode escolher o que e quando ler textos para as mídias digitais.

Na tentativa de produzir o mais rápido possível, o jornalista online comete erros que vão desde a ortografia até a apuração de fatos e fontes. O dinamismo e agilidade se tornam cada vez mais úteis, e deve-se estar preparado para isso.

O jornalista tem de encontrar a melhor forma de levar o leitor a quebrar as regras de recepção que lhe foram impostas pelos meios existentes. O grande desafio feito ao webjornalismo é a procura de uma "linguagem amiga" que imponha a webnotícia, uma notícia mais adaptada às exigências de um público que exige maior rigor e objetividade. (CANAVILHAS 2011)

Um dos principais fatores da nova era é as linguagens utilizadas. Devemos saber dosar para cada jornalismo. Quando se trata de assunto importante, como economia e política, a qualidade do texto deve manter toda formalidade que exige, porém, se adaptar para atingir o maior número de público, e que possam compreender.

Já em assuntos como esporte, os jargões são bem utilizados. Hoje, por meio de ferramentas digitais, podemos observar que o público procura uma grande interação com bastante humor. Como um canal no youtube, chamado “Desimpedidos”, onde os integrantes não são jornalistas, mas possuem mais de 4,6 milhões de inscritos. Esse pode ser um dos meios para conseguir se comunicar com seu público-alvo, com toda interatividade que as redes te permitem.

E por fim, o podcasting e transmissões streaming são o futuro da nossa era. Porque o podcasting é uma ferramenta que permite o ouvinte escutar seu programa em qualquer momento que deseja. Isso traz o público para seu lado. E as transmissões por streaming, porque o público gosta da coisa ao vivo. Quando elaborei um trabalho de jornalismo neste semestre, tive contato com a maioria das redes; o que chamou atenção foi que as pessoas não gostam dos textos, mas sim das imagens, principalmente em uma transmissão. A partir desses fatos presenciados, acredito que há grande potencial para uma nova era do jornalismo digital por meio dessas duas ferramentas.

--

--