Quais os impactos das musas fitness nas vidas de seus seguidores?

Gabrielle Pedro
singular&plural
Published in
3 min readJun 11, 2018

Pesquisa mostra que mulheres se sentem piores com seus corpos ao consumir conteúdo de musas fitness

Por Gabrielle Pedro

Desde que as redes sociais começaram a ser principais lugares para compartilhamento e troca de informações, o grupo dos influenciadores digitais surgiu e tem crescido muito nos últimos cinco anos. De acordo com a pesquisa “How effective are influencers in driving sales”, realizada pela Geometry e Gen Video, o impacto desses influenciadores no dia-a-dia das pessoas gira em torno de 33% atualmente em contraste com 9% registrados em 2013. E nesse grupo ainda existe o nicho das musas fitness, que costumam compartilhar seus estilos de vida saudável na internet. Mas, apesar de ser algo saudável para elas, será que todas as dicas que elas costumam compartilhar são boas para os públicos delas também?

Elas costumam compartilhar suas refeições, treinos físicos diários e outras pequenas dicas para que se mantenham firmes em suas dietas para que consequentemente tenham ou mantenham aquele corpo que não só elas, mas milhares de seguidores julgam e acreditam ser perfeito. As dicas variam entre não se alimentar antes de praticar uma atividade física até muitas vezes como incitação à bulimia. Gabriela Pugliesi, por exemplo, já até aconselhou seus seguidores a mandar “nudes” para seus amigos, pois se caso eles não seguissem a dieta da semana os amigos teriam o direito de divulgar a foto na internet.

O consumo desse tipo de conteúdo só aumenta, e os números de influencers dessa categoria e seguidores também. Mas, é preciso ficar em alerta. De acordo com uma pesquisa das universidades de New South Wales e Macquarie, apenas 30 minutos que uma mulher passa ingerindo esse tipo de informação é o suficiente para que ela se sinta mal consigo mesma e veja seu corpo de maneira negativa. Neste estudo, no qual 350 mulheres entre 18 e 25 anos foram ouvidas, foi constatado que durante o período que estão vendo os perfis de musas fitness as mulheres ficam mais propensas a objetificar seus corpos e a se comparar mais umas com as outras, o que entra na questão da sororidade feminina.

Falso body positive

Esse tema também abre espaço para um novo movimento que se chama de body positive, que abre espaço para mulheres que estão fora do padrão estipulado pela sociedade se mostrarem felizes do jeito que são. O problema é até quando isso é verdade, pois as questões emocionais estão fortemente atreladas. E quando o falso body positive é descoberto pode ser tarde demais e levar até ao suicido, pois atrás daquela pessoa que os outros viam como forte se aceitando como é poderia haver alguém extremamente fraca e abalada pela cultura do pelo imposto pela sociedade e mídia. Por isso, é importante o acompanhamento com um psicólogo para guiar esta pessoa da melhor forma.

Quando se fala em estilo de vida e saúde, não se deve seguir piamente o que uma pessoa que não é especialista no assunto costuma fazer. A maioria das musas fitness brasileiras não são da área da saúde, na verdade apenas compartilham o que funciona positivamente ou negativamente com elas. Mas é aquilo que já escutamos, cada indivíduo é diferente do outro e também tem necessidades específicas, por isso cada pessoa deve procurar um especialista que seja de sua confiança antes de sair copiando o que alguém disse na internet apesar do número de seguidores que ela tem.

--

--