Responsabilidade no discurso

A importância da fala para pessoas influentes tem peso enorme na sociedade

Fernando Cumino Recchia
singular&plural
3 min readMay 30, 2022

--

Por Fernando Recchia e Gabriel Fernandes

Crédito: Saúde da Saúde

Em meio a Era Digital, opiniões e discursos tiveram coberturas muito mais amplas do que antigamente. Dessa forma, com uma maior facilidade de acesso à informação, pessoas em posições de serem formadoras de opinião e exemplos de conduta têm o dever e a responsabilidade de serem verdadeiros com suas palavras, sendo que são impactantes para o futuro e ações de inúmeras pessoas.

As Fake News são o elemento mais usado por aqueles que acreditam em tudo que veem na internet, sem ter uma pesquisa dada que comprove o que está sendo dito. Infelizmente vemos esse tipo de conteúdo em vários portais, seja em redes sociais ou num próprio veículo jornalístico.

Na internet, o número de influenciadores durante a pandemia cresceu constantemente até os dias de hoje. De acordo com a matéria “Redes Sociais e influenciadores crescem durante a pandemia”, do veículo Portal da Comunicação: “Durante o pico da crise mundial, Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram um crescimento de cerca de 40% no período, apontam dados de março divulgados pela Kantar. […] além do aumento geral no uso dos aplicativos, uma ferramenta se destaca: as lives do Instagram cresceram 70% no mesmo mês. Atualmente, artistas brasileiros se apresentam diariamente na web com patrocínio de marcas de cerveja, usando álcool em gel e reforçando a mensagem para que todos fiquem em casa. Além disso, são aulas de culinária, idioma, dança, treinos e até mesmo a recriação de formatos da televisão para a telinha do celular”.

Com o crescimento dos influenciadores no país, algumas notícias importantes postadas durante a pandemia foram dadas de formas diferentes e com pouco embasamento.

Crédito: IDES

A verdade é que nem sempre tais padrões são seguidos, o mundo é guiado por interesses e é tolice não aceitar isso; no entanto, ações voltadas a interesse pessoal ou de um pequeno grupo tendem a gerar choques na esfera social (observamos muito isso no cenário político).

Ainda sobre isso, ao fazer uma análise sobre o atual governo, para efeito de comparação, é possível enxergar momentos em que discursos foram feitos e prejudicaram a sociedade.

Uma situação clara disso foi quando a pandemia e o vírus foram tratados como uma gripe comum e medicamentos sem nenhuma comprovação científica foram sugeridos como solução para a questão. Ainda assim, independente de qual foi a motivação para tais comportamentos na época, o que é relevante para o tema em questão é como o discurso impactou o futuro, e o que aconteceu de fato foi uma politização da vacina que viria a seguir; a discussão aflorou e se proteger virou uma questão de opinião política.

Essa situação impactou na duração da pandemia, levou a óbitos em grande escala, sem mencionar os ainda maiores casos confirmados, isso tudo em grande parte por uma irresponsabilidade coletiva por parte do nosso governo em levar a sério o problema da pandemia mundial, momento este do qual ainda não estamos por inteiro livres.

--

--