Venezuela x Brasil e o que as mídias contam

Karina Micheletti
singular&plural
Published in
3 min readSep 20, 2018

Por Giovanna Fiorillo e Karina Micheletti

Para analisar uma reportagem, nada como trabalhar com algo substancial e relevante para o conhecimento de todos. Pensando nisso, decidimos entender e analisar o fato da imigração venezuelana no Brasil e como isso tem afetado nosso país nas fronteiras. Mais do que isso, pretendemos analisar de que forma o assunto tem sido retratado pelas mídias, como o texto é escrito e construído e, entender que tipo de relação tem, se estabelece diálogos, se reforça ideias e se posiciona ou se tenta só mostrar os dois lados da situação.

Com isso, buscamos analisar os veículos Correio Braziliense e G1 para identificar de que maneira retrataram o fato principal.

Foto: Marcelo Camargo/Banco de imagens Agência Brasil

A matéria feita pelo jornal Correio Braziliense é bem curta. A manchete da notícia afirma que a Venezuela pediu para que o Brasil protegesse os imigrantes que estão em Roraima. Eles fizeram esse pedido porque tem indícios de uma suposta agressão a um comerciante brasileiro, que foi ferido e colocou a culpa nos venezuelanos. Como resposta, o jornal comenta que os brasileiros atacaram acampamentos imigrantes para “se vingarem”.

É notório que o jornal desejou deixar a matéria o mais objetiva possível, mas o tema em sí já é muito delicado para que o veículo deixasse passar batido uma série de pontos que fizesse o leitor pensar o do porque do conflito todo está acontecendo e o porquê dos venezuelanos estarem vindo para o Brasil.

Na página há em torno de 12 comentários, alguns de ódio mas outros criando um espaço para que mais leitores debatem o tema. O clássico brasileiro tentando solucionar problemas. Se a matéria trouxesse esse lado histórico que não foi mostrado talvez as linhas de debates fossem mais afundo sobre o tema.

Na matéria analisada do G1 que fala sobre quantos venezuelanos deixaram o país após os ataques que sofreram de brasileiros, logo de cara é possível perceber que a matéria está mais completa, contando, não com todos os detalhes, mas com outros pontos da história por trás de todo esse conflito.

O G1 faz uma linha de raciocínio com sua matéria, mostrando os fatos de trás para frente, com subtemas dentro da mesma notícia, começando com a saída de 1,2 mil venezuelanos chegando até o fato da crise migratória.

Todos sabem que o principal objetivo de um jornalista é transmitir uma informação de forma objetiva e de maneira simples e clara, para que todos consigam entender o que ele quer mostrar. Mas antes de mais nada o papel mais essencial nessa profissão é de criar o debate, formar e gerar meios para que as pessoas consigam pensarem por si só e chegarem nas suas próprias conclusões. Não é dar uma informação mastigada apenas por dar e sim para criarem seres pensantes e capazes de debates civilizados sobre assuntos que envolvam não somente seus países de origem, mas sim o mundo.

--

--