Qual é a diferença entre uma ‘ICO’ e um ‘Lançamento de Token’?

Qual é a diferença entre uma ‘ICO’ e um ‘Lançamento de Token’?

SingularDTV Português
SingularDTV Português
3 min readSep 13, 2017

--

Por Zach LeBeau, CEO da SingularDTV (tradução por FBA)

O termo “ICO” é usado frequentemente para descrever os lançamentos de tokens da Ethereum. Mas moedas e tokens são duas coisas muito diferentes…

ICO — Oferecimento Inicial de Moeda (do inglês, Initial Coin Offering) — é um termo criado para descrever os muitos clones de bitcoin e outras “moedas” clones que irromperam ao longo dos anos. Bitcoin é basicamente um registro distribuído que desempenha melhor como dinheiro digital — um exemplo simples do poder da descentralização. O processo de consenso de Satoshi Nakamoto é revolucionário! Mas não se pode construir muito com ele. O Ethereum pode fazer o que o Bitcoin faz. Ele pode ser um dinheiro digital também, mas, diferentemente do Bitcoin, o Ethereum é altamente programável — ele é desenhado para acomodar a construção de aplicativos complexos. O Bitcoin produz “moedas”. O Ethereum gera “tokens”. Um “lançamento de tokens” é uma coisa da Ethereum. Uma “ICO” é uma coisa de bitcoin/altcoin.

As moedas realmente só tem uma utilidade — agir como simples depósitos de valor com limitada a nenhuma outra funcionalidade. Com simples valor, eu quero dizer valor não representado ou manifestado por meio de uma variedade de funções dinâmicas. Os tokens são uma raça completamente diferente em tudo. Eles podem armazenar níveis complexos, multifacetados de valor. Esqueça tudo o que você sabe sobre bitcoin e moedas pré-mineradas e a gangue inteira de tech, os tokens da Ethereum são gerados por um Sistema de Contrato Inteligente (SCS), são altamente programáveis e possuem multifuncionalidades por causa disso. Eles transcendem ser apenas uma moeda, e por meio de sua gama de funções se tornam algo muito mais — “tokens”. Tecnicamente, eles não são “oferecidos”, eles são “gerados”. Provavelmente a frase mais precisa para o que está acontecendo durante um lançamento de token da Ethereum é descrevê-lo como um “Evento de Geração de Token”, mas não tenho certeza se EGT tem a mesma flama que ICO. De todo modo, uma moeda faz uma coisa, e um token pode fazer muitas coisas.

Para quebrar em partes os tokens SNGLS, eles também são multifacetados no sentido que eles representam 4 coisas primárias: propriedade, utilidade, renda/recompensa e fungibilidade.

1. Propriedade: SNGLS são uma expressão de propriedade intelectual dentro de um token programável. A propriedade intelectual que os SNGLS representam é derivada do conteúdo próprio da SingularDTV — os módulos/aplicativos e o conteúdo original que produzimos.

2. Utilidade: SNGLS é também um token utilitário no sentido em que você precisa de SNGLS para operar muitos dos módulos dentro do ecossistema da SingularDTV. Adicionalmente, quando o protocolo da Ethereum for atualizado para permitir que tokens sejam o combustível que impulsiona transações através da rede, o token SNGLS atingirá utilidade absoluta e maior valor.

3. Renda/Recompensa: SNGLS gerenciam o fluxo de renda e recompensas geradas por meio do consumo e participação no ecossistema que são distribuídas para detentores de tokens.

4. Fungibilidade: O mais conhecido e entendido atributo dos SNGLS é que eles são fungíveis.

Una-se a nossa discussão no nosso slack, https://slack.singulardtv.com/.

Zach LeBeau, CEO da SingularDTV (tradução FBA)

--

--