Você sempre tem razão

Nada se repete verdadeiramente.

Fabio Bencatel
Singularidade Nua
3 min readAug 3, 2024

--

(Josh Rocklage)

Atuar de maneira racional, refletir cuidadosamente antes de qualquer decisão, avaliar todas as alternativas e fazer uma escolha informada — esses conceitos eram, um dia, parte de um universo completamente alheio a mim. Ideias que definitivamente não se alinhavam com minha natureza. É possível que ainda não se ajustem plenamente, mas tornam-se indispensáveis sempre que revisito certas escolhas. Será que eu realmente teria agido de forma diferente? Se não houvesse sido tão presunçoso, se houvesse escutado com mais atenção, o que teria sido de mim? Muitas vezes, aquilo que decidimos em instantes fugazes é o que nos acompanhará ao longo da vida. E nada se repete verdadeiramente; cada momento é único. Não podemos simplesmente varrer nossas experiências para debaixo do tapete e ignorá-las, pois isso seria como negar nossa própria essência. Cada decisão que tomamos em um universo de oportunidades implica a renúncia a outro universo de possibilidades infinitas. Como teria sido de outra forma? Onde eu estaria agora? Frequentemente me pergunto quantas vezes ao longo desta existência desvalorizei ou sabotei a mim mesmo, julgando-me incapaz sem sequer tentar. Pergunto-me quantas vezes desisti antes mesmo de começar e quantas vezes me senti paralisado pela insegurança. Quando determinei que algo não era possível, nada, de fato, aconteceu. Seria isso vergonha, covardia ou mera preguiça? Certa vez li que se acreditamos que podemos alcançar algo, ou mesmo que não podemos, em ambos os casos temos razão. E isso não é evidente? Como saberemos se estamos aptos se não dermos o primeiro passo? Existe alguma maneira de realizar qualquer transformação significativa sem esforço? Todos possuímos um potencial infinito para conquistar e realizar qualquer coisa a que nos dedicarmos. Absolutamente qualquer coisa, em qualquer momento de nossas vidas. No instante em que lamentamos uma incapacidade e desistimos, perdemos. Imediatamente nos condenamos ao fracasso; uma coisa leva à outra e nos sentimos impotentes, incapazes de ultrapassar nossa zona de conforto. Sonhar é maravilhoso, mas perceber a realidade como ela é e agir assertivamente em cada situação proporciona resultados mais gratificantes para nossas causas. Apesar de as circunstâncias poderem ser drasticamente diferentes do que inicialmente desejávamos, somos capazes de criar novas condições a qualquer momento. Criamos novas causas e seguimos na direção que nosso coração deseja. Nossos esforços são como sucessivas tentativas de avançar em um jogo. Pode ser extremamente desafiador, quase impossível no início, mas com perseverança e inúmeras tentativas, eventualmente conseguimos. Nós triunfamos! Se tantos outros antes de nós foram capazes, por que não seríamos? Nós, as pessoas mais importantes em nossas vidas, com o desejo sincero de vencer, superar limitações e realizar algo satisfatório para nós mesmos. Nunca é tarde para absolutamente nada. Recomeçamos do zero, fazemos os sacrifícios necessários… e todo esforço será recompensado. E tudo será como sempre deveria ter sido desde o início. Realizar ou não o que desejamos depende exclusivamente do que acreditamos ser possível.

--

--