Adotando a Inteligência Artificial (AI) para revolucionar a indústria dos CRMs

Press Sirena
Sirena Stories
Published in
4 min readJul 4, 2016

Não temos dúvidas: a Inteligência Artificial irá revolucionar ainda mais a indústria da tecnologia Mobile. Estamos apenas no início desta nova tendência…

A Sirena começa hoje uma nova e desafiadora abordagem no desenvolvimento e definição das prioridades para o nosso produto. Nós decidimos seguir essa onda e incluir, a partir do coração do nosso produto, este novo conjunto de técnicas chamada de Inteligência Artificial, a fim de melhorar e facilitar a rotina de trabalho dos nossos usuários.

Este novo enfoque trará ao nosso produto — e a todos os nossos usuários — um conjunto de melhorias impossíveis de encontrar nos CRMs antigos. Isso permitirá que nosso produto revolucione a indústria dos CRMs.

Uma nova abordagem para uma indústria antiga

Ao entrar no segmento tão povoado como os software de gestão de clientes, popularmente chamados de CRMs , foi fácil perceber que tínhamos que fazer algo radicalmente diferente com a Sirena para que os clientes nos escolhessem. Algo 10 vezes melhor que os CRMs tradicionais. Vamos confessar: foram várias noites sem dormir pensando nisso!

Desde o início, encontramos uma vantagem que nos diferencia e continua a nos distinguir durante todo o processo: para tornar nosso produto simples, eficiente e inteligente, pensamos diariamente em como podemos inferir as opções sem que seja necessário sempre perguntar ao usuário. Como podemos evitar a adição de um botão? Como podemos gerar mais informação que agrega valor? Como podemos fazer uma sugestão para que o usuário possa economizar mais tempo?

Muitas vezes os nossos clientes são surpreendidos pela quantidade de informação que pode ser gerada com Sirena, em comparação com os CRMs tradicionais. Sem dúvida é bastante complexo chegar a esse ponto se compararmos com a simplicidade do produto. Isso só acontece graças ao nosso foco e esforço diário para construir um “sistema inteligente”.

Não temos nenhuma dúvida de que CRMs tradicionais têm falhado na gestão de clientes, principalmente porque eles pensam que os vendedores como “data-entries”, sempre com campos obrigatórios, formulários imensos, inflexibilidade em fluxos de trabalho, e outros problemas que atrasam a entrega e a eficiência dos sistemas. Eles conseguiram fazer com que usuários de CRM tradicionais os odeiem porque tudo isso resulta, no fim das contas, numa má gestão dos clientes finais. (No final, o cliente sempre paga as consequências! ☹️)

Nós da Sirena acreditamos que a adoção da Inteligência Artificial, da sua concepção até o design final de todos os nossos produtos, é um passo natural (inclusive para qualquer produto de software que venha a surgir no futuro).

Mas o que é a Inteligência Artificial (IA)?

Segundo a bíblia do conhecimento, a Wikipédia, Inteligência Artificial é:

Inteligência artificial (por vezes mencionada pela sigla em inglês AIArtificial Intelligence) é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software.

Em outras palavras, a Inteligência Artificial é um conjunto de técnicas — incluindo: Redes Neurais, profundo aprendizado, algoritmos genéticos, etc. — que tentar simular artificialmente a inteligência humana com o objetivo de criar sistemas inteligentes.

A I.A. está disponível em vários sistemas que usamos todos os dias e usamos sem nem perceber. Por exemplo:

  • Quando digitamos algo errado no Google, como ‘Srena’, por exemplo, e ele sugere a correção (“Você quis dizer 'Sirena'?");
  • Quando o Netflix nos recomenda um filme baseado em nossas preferências (ou melhor, com base no nosso comportamento passado);
  • Quando o Facebook sugere um amigo;
  • Quando ditamos uma frase usando o recurso "ditado de voz" em nossos celulares;

Em todos estes casos, aos nossos olhos, o sistema parece inteligente. Ele tem a capacidade de compreender o contexto, gerar sugestões e ações que, até então, só eram possíveis de serem alcançadas por um ser humano.

Isso já está acontecendo…

A Inteligência Artificial (AI) está revolucionando o setor de software e tecnologia. Os últimos três anos trouxeram muitos avanços nas técnicas e hardwares que são usados para executar estes tipos de algoritmos. Isso levou a um crescimento exponencial do interesse na aplicação desta ciência. Sem você perceber, o sistema já está invadindo nossa vida diária em todas as frentes.

Todas as principais referências no mundo da tecnologia estão concentradas na Inteligência Artificial. Google, Facebook, Microsoft, Apple, Amazon, IBM e muitos outros estão dedicando seu tempo e recursos para adotar essas técnicas. Inclusive, o Google se declarou recentemente como uma empresa AI-First. Isto é, com foco em IA.

Essas técnicas são estudadas desde os anos 1960. Mas hoje, o foco é realmente atingir a massa, tornar o sistema mais popular, para revolucionar a indústria.

Que coisas podemos fazer a curto prazo?

Para enfrentar os desafios de uma visão tão ambiciosa é preciso começar com os passos firmes. Portanto, para nós da Sirena, é muito importante começar com pequenas melhorias que agregam valor para nossos usuários finais em um curto período de tempo, incluindo:

  • Combinar e limpar contatos automaticamente;
  • Auto-corrigir erros no carregamento de dados;
  • Inferir o interesse do cliente em produtos com base em suas consultas;
  • Sugerir automaticamente estados para um cliente;
  • E muitas outras surpresas! 😃

A boa notícia para os nossos clientes é que estamos muito perto de alcançar cada uma dessas coisas e incluí-las em nosso produto nos próximos meses.

E até que ponto tudo isso estará em Sirena?

Estamos no início de uma revolução. Sem dúvida, o teto do que propomos ainda está longe, mas mesmo assim, estamos cada vez mais próximo do possível para realizá-los. Uma das partes mais motivadoras do nosso trabalho é imaginar o quão longe podemos chegar.

Pode-se inferir a qualidade e o verdadeiro interesse de cada cliente com base em suas conversas? É possível gerar resumos automatizados de conversas entre clientes e fornecedores, e entender o que acontece em cada interação? Ou responder automaticamente a perguntas de clientes sem a intervenção de vendedores?

O tempo dirá o quão longe chegaremos. Mas temos a certeza de que a Inteligência Artificial tem o poder de mudar completamente o futuro do software.

Incluir I.A. no nosso produto é uma grande aposta e um desafio preocupante para a nossa equipe. Mas temos certeza que, em pouco tempo, os nossos clientes poderão desfrutar de seus benefícios em sua rotina.

Estamos atentos as novidades!

Este artigo foi traduzido. Para ler a versão original, clique aqui.

--

--