O questionário de Proust: Ricardo Pirecco

Sistema Dez
Sistema Dez
Published in
4 min readMay 3, 2016

O segundo palestrante do ModoModa a ser vítima do Questionário de Proust é Ricardo Trombini Pires, mais conhecido como Pirecco, artista plástico com um trabalho bastante identificado com a arte de rua.

Graduado e pós-graduado em Design Gráfico pela faculdade ESPM de Porto Alegre, trabalhou alguns anos como diretor de arte e ilustrador em agências de publicidade, estúdios de design e marcas na área de moda.

Pirecco é um lutador. Já foi tenista profissional, já derrotou um câncer, é ciclista entusiasmado e hoje toca a vida em Porto Alegre, dividindo seu tempo estudando, dando aulas e produzindo design gráfico, ilustração e artes visuais para o Brasil e exterior.

Curte aí a visão de vida do Pirecco.

O que é para você a felicidade perfeita?

Estar com saúde, perto das pessoas que gosto, tranquilo, fazendo as coisas que gosto.

Qual seu maior medo?

Não ter saúde, não estar perto das pessoas que gosto, não estar tranquilo, não poder fazer as coisas que gosto.

Qual é a sua característica que você mais desgosta?

Ansioso.

Qual é a característica que você mais desgosta nos outros?

Falsidade.

Qual é a sua jornada favorita?

De bicicleta, para algum lugar interessante, com pessoas legais.

Qual é a virtude menos valorizada?

Na sociedade atual, acho que as pessoas esqueceram o valor da gentileza.

Em que ocasião você mente?

Quando necessário. Pra não machucar alguém, talvez.

O que você menos gosta da sua aparência?

Nada demais. Bobagens só.

Qual a pessoa viva que você mais despreza?

Não sei. Mas não falaria assim também.

Que frase ou palavra você usa demasiadamente?

Eu sou curado, tranquilo, saudável e feliz.

Qual é o seu maior remorso?

Ter magoado alguém sem merecer.

Quem ou o que é o maior amor da sua vida?

Minha esposa, minha futura filha, minha família, minha cachorra, meu trabalho, minhas coisas. (essa entrevista foi feita antes do nascimento da Mallu, filha do Pirecco)

Quando ou onde você foi mais feliz?

Sempre fui. Acho que ainda mais, nos anos depois de 2010.

Qual talento você gostaria de ter?

Conseguir ler mais.

Qual seu atual estado de espírito?

Tranquilo.

Se você pudesse mudar algo em si mesmo, o que seria?

Minha ansiedade.

Se você pudesse mudar algo em sua família, o que seria?

Ficar mais tempo juntos.

O que você considera a sua grande conquista?

Ter aprendido e estar evoluindo ao longo do tempo.

O quê ou quem você acha que poderia ser em uma próxima vida?

Um tenista profissional.

Se você pudesse escolher, o quê ou quem você seria?

Um tenista profissional, tipo Pete Sampras ou Roger Federer, hehehe. Ou talvez, um grande pintor.

Qual o seu bem mais valioso?

Minha amizade.

O que você considera como o seu mais profundo tormento?

A ansiedade.

Onde você gostaria de morar?

Novamente em Vancouver e vários outros lugares.

Qual a sua ocupação favorita?

Tem várias. Trabalhando no atelier, em casa com minha família, pedalando, jogando tênis, praticando esportes, etc.

Qual sua característica mais marcante?

Sou um cara amigo.

Qual a qualidade que você mais gosta em um homem?

Gentileza, sensibilidade, amizade…

Qual a qualidade que você mais gosta em uma mulher?

Beleza, gentileza, companheirismo, inteligência, amizade…

O que você mais valoriza nos seus amigos?

Sinceridade.

Quem são seus escritores favoritos?

Li muito pouco. Não tenho ainda.

Qual seu herói de ficção favorito?

Não tenho. Nunca fui muito ligado nisso. Eles estavam sempre dentro das quadras de tênis hehehe.

Quem são seus heróis na vida real?

Meu pai, meus avôs, Gustavo Kuerten, Pete Sampras, André Agassi, Roger Federer, Muhammed Ali, Mike Tyson, etc.

Quais são seus nomes favoritos?

Em geral, os mais curtos e simples.

O que você menos gosta?

Falta de organização.

Como você gostaria de morrer?

Tranquilo, feliz e sem sofrimento.

Qual é o seu lema?

Aqui / Agora.

--

--