5 Estratégias de gamification para criadores de conteúdo

Thiago Nascimento
SkillCore
Published in
6 min readMay 19, 2021

As pessoas adoram jogar online, desde jogos de cartas até o mais complexo game de última geração. Segundo pesquisa, em 2020, 73.4% dos brasileiros jogavam games em smartphones, tablets ou ambos.

Isso é mais de dois terços da população.

Os jogos online são divertidos, relaxantes e oferecem vários benefícios cognitivos, incluindo melhoria da coordenação, memória e habilidades de resolução de problemas.

Portanto, é fácil ver por que há tanto impulso para o desenvolvimento de estratégias de marketing de gamificação para marcas.

“87% dos varejistas norte-americanos estão planejando usar a gamificação para interagir com os clientes nos próximos cinco anos, e 70 por cento das 2.000 principais empresas já estão usando.” Fonte

A integração de jogos em um site, aplicativo ou comunidade online pode aumentar a participação e o envolvimento da audiência, construir fidelidade e criar uma experiência de usuário mais agradável.

Junte tudo isso e é quase garantido que tenha um impacto positivo em sua marca, onde você pode esperar um aumento nas conversões, vendas e assinaturas.

Para este post, vou cobrir 5 das principais estratégias de marketing de gamificação no momento.

1. Pontos de fidelidade

Photo by Jehyun Sung on Unsplash

Streamers que fazem transmissão dentro da Twitch estão bastante acostumados com essa estratégia, pois ferramentas como StreamLabs e StreamElements oferecem de forma simples uma maneira de distribuir pontos à audiência enquanto ela interage ou apenas assiste a live.

Essa estratégia cria uma relação de confiança entre o criador de conteúdo e seus usuários mais assíduos pois eles sabem que ao estar presente na live, terá uma recompensa por sua fidelidade ao conteúdo.

Os pontos são uma métrica de retenção que pode ser usada com objetivo de entender que são os verdadeiros fãs e recompensá-los por tal status. Devido a isso, não basta oferecer a recompensa apenas para os usuários, é necessário entendê-los como pessoas que desejam fazer parte da jornada.

Para entender o perfil desses usuários, infelizmente, ferramentas que foram citadas acima não ajudam nesse trabalho, pois não oferecem informações sobre os fãs que estão se relacionando com o sistema de pontos, cedendo apenas a mecânica mas não a inteligência.

É indicado trabalhar com plataformas que ofereçam controle total sobre a base de fãs para que o administrador possa criar ações direcionadas a determinado público ou aos mais engajados.

2. Missões ou Quests

Photo by Carl Raw on Unsplash

Outra estratégia popular usada por muitas marcas envolve a atribuição de pontos por realizar ações, o que nos games chamamos de missões ou quests.

Depois que os clientes acumulam pontos suficientes, eles podem resgatar produtos, experiências e recompensas em geral.

Este é um conceito que existe há muito tempo — milhas aéreas, por exemplo — mas com uma novos aspectos que envolvem a gamificação.

Por exemplo, um influenciador pode promover atividades a sua audiência que auxiliem o engajamento do público e que floresçam a sensação de pertencimento. Essas atividades podem ser coisas simples, como responder uma pergunta, votar em uma enquete, ou simplesmente completar seu perfil de cadastro.

Quanto mais pontos os membros da comunidade acumularem, melhores serão as recompensas às quais eles terão acesso.

Essa abordagem basicamente transforma as atividades triviais em um jogo e cria uma experiência divertida para o fã que motiva muitas pessoas a continuar consumindo o conteúdo e a verificar rotineiramente seus pontos.

A melhor parte é que incentiva a recorrência e incute fidelidade à marca.

Os resultados são imediatos, bastando você configurar uma plataforma com esses recursos para começar a divulgar suas missões.

3. Personalização

Photo by Alex Moiseev on Unsplash

Não preciso dizer o quanto os usuários modernos adoram a personalização. É um fator importante para despertar o interesse e motivá-los a um objetivo final.

Uma pesquisa descobriu que, “91 por cento dos consumidores são mais propensos a consumir marcas que fornecem recomendações relevantes, e 80 por cento dos clientes são mais propensos a comprar um produto ou serviço de uma marca que fornece experiências personalizadas.” Fonte

Portanto, faz todo sentido criar um mix de personalização com gamificação. É uma combinação que muitos consumidores simplesmente não conseguem resistir.

Para isso acontecer, é necessário utilizar das diferentes estratégias de gamificação para aprender com os dados de entrada criados pelas ferramentas de interação com o público.

A partir de uma base de dados centralizada, contendo diferentes aspectos sobre o perfil do usuário é possível oferecer uma experiência única para este fã.

O mais importante dentro dessa estratégia é ter bem definido o objetivo final para que as atividades-meio sejam claramente desenvolvidas para alcançar os resultados planejados.

4. Indicações

Photo by Nadine Shaabana on Unsplash

Existem muitos dados que ilustram o poder do marketing de referência.

Por exemplo, “92 por cento dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem”. Fonte

Trabalhar a gamificação no marketing de referência não tem erro, está comprovado e é poderoso.

Utilizando um pouco das estratégias citadas anteriormente, imagine que você possa criar um ambiente onde seus fãs podem indicar outros amigos que possam gostar do seu conteúdo e em troca desse trabalho de boca-a-boca ele ganha pontos no seu sistema de fidelidade.

Por exemplo, ao trazer 5 indicações de amigos você libera os pontos necessários para resgatar um item exclusivo. Um grande incentivo para espalhar a palavra, certo?

Portanto, um investimento na fidelidade de seus fãs pode impulsionar a conquistar muitos outros através da indicação da sua marca por alguém de confiança, isso chega a ser exponencial.

Se o seu objetivo é gerar referências qualificadas e em quantidade, esta é uma das melhores estratégias de gamificação que você pode utilizar.

5. Ranking

Photo by Element5 Digital on Unsplash

Você gosta de competição? É natural do ser humano ser competitivo, uns mais do que outros, porém o instinto de ser melhor está presente em vários momentos do nosso dia.

Criar uma lista dos melhores, ou premiar os primeiros colocados de um ranking, cria um ambiente competitivo para a estratégia. Sabendo que faltam 10 pontos para você alcançar uma posição melhor e com isso você pode ser reconhecido como um superfã, muda completamente a motivação.

Crie um modelo de beneficiar seus super fãs criando ranking de quem mais se envolve com o conteúdo produzido ou mesmo aqueles que apoiam incondicionalmente o seu trabalho.

No momento que você dá uma nomenclatura especial para esses usuários você está dando reconhecimento pelo seu trabalho em prol do ambiente da marca.

Parece algo simples de ser executado, porém é necessário uma plataforma que consiga rastrear todas essas interações, pontue esses usuários e faça uma qualificação dinâmica de tempo em tempo.

Conclusão

A gamificação é um dos conceitos mais eficazes quando aplicado ao marketing, por trabalhar com diferentes áreas do cérebro e estimular os instintos humanos de forma natural.

Ao promover essas estratégias dentro da sua comunidade é possível compreender toda sua audiência dando a oportunidade que o público sinta-se parte da jornada realizada por você, criador de conteúdo.

Se você acredita que os resultados gerados com a gamificação podem ser interessantes para seu relacionamento com os fãs, conheça um pouco dos benefícios oferecidos pela SkillCore. Lá você consegue criar todo esse conjunto de mecânicas de forma simples com todo o suporte de uma equipe de especialistas.

Conheça mais em https://skillcore.io

--

--

Thiago Nascimento
SkillCore

CEO at SkillCore, serial entrepreneur, and Brazilian jiu-jitsu black belt.