Equipes de Esports: crie seu ambiente para engajamento de fãs

Thiago Nascimento
SkillCore
Published in
4 min readJun 17, 2021

Os fãs são a base dos esportes, e o mesmo pode ser dito dos esportes eletrônicos. Muitas organizações estão recorrendo a plataformas de engajamento de fãs como uma forma de inspirar a audiência e atrair os patrocinadores que geram a maior parte das receitas do negócio. Essas plataformas podem atrair o interesse, oferecendo programas de fidelidade, acesso VIP a eventos, vendas de mercadorias e outras oportunidades de comércio eletrônico. Esse tipo de solução pode funcionar em conjunto com os patrocinadores para uma equipe dentro de uma grande variedade de atividades, gerando uma solução de monetização mais coesa para o negócio.

Atualmente, não basta apenas possuir uma equipe de criadores e deixar eles gerando conteúdo para sua base de fãs, também é necessário entender que é a essa audiência de forma prática.

Para uma equipe de Esports, é fundamental criar uma audiência em volta de sua marca, e os maiores responsáveis por esse trabalho são os próprios atletas envolvidos. Leva-se um longo tempo para transformar visitantes em fãs, e após chegar nesse nível é um retrocesso perdê-los por qualquer motivo que seja.

No caso de atletas, é inviável que os mesmos continuem atuando na mesma equipe por toda carreira, com raras exceções, é claro. O que acontece quando um desses atletas concentra a maior parte da audiência da organização e por algum motivo resolve rescindir seu contrato transferindo-se para outra equipe?

Esta é uma situação péssima de enfrentar para quem depende de resultados baseados no volume de audiência, pois a chance de perder um grande número de fãs é alta.

Onde estão realmente estes fãs? Quem são eles? O que eles gostam de assistir? Quais são seus hobbies? E por fim, o que eu posso fazer para mantê-los ativos dentro da minha comunidade?

O primeiro passo tem a ver com a visão de comunidade. Crie a sua própria. Quando falamos isso, não significa montar um grupo no Whatsapp, Telegram ou mesmo no Discord, que são redes sociais de comunicação rápida. Estamos falando de um ambiente próprio da marca com acesso total a base de fãs, que tenha contato direto com eles e que possa de maneira estruturada executar ações com esse público.

O mercado de Esports sabe o valor de um conteúdo ímpar para o público e redes sociais são parte da estratégia, mas não podem ser o objetivo principal. Apesar de possuir um perfil na rede social, o ambiente e os usuários ali cadastrados não estão dentro do seu controle. Imagine um espaço alugado, você pode fazer obras deixar tudo do jeito que você gosta, mas no final não é o seu imóvel, e você corre o risco do proprietário requisitar o espaço despejando você com todo seu trabalho a qualquer momento.

No mundo dos games é comum o uso do Discord para comunidades, e ele é uma ótima ferramenta de comunicação, sem dúvida nenhuma. Porém a ferramenta não foi desenvolvida para você organizar e controlar uma base de fãs, ela foi criada como um meio de interação entre usuários do Discord que acessam o seu canal. Em resumo, eles não são seus usuários.

Estamos vendo uma movimentação interessante das grandes equipes em criar seu ambiente próprio de fan engagement. A Team Liquid, por exemplo, lançou a sua própria comunidade para fãs chamada Liquid+. Na plataforma, fãs podem se cadastrar, cumprir com alguns objetivos, interagir com conteúdo e em troca podem ter a oportunidade de resgatar itens da marca.

E o que a Team Liquid ganha com isso? Eles reconhecem seus verdadeiros fãs, e o que eles querem para estar mais próximos dos seus ídolos.

Informações valiosas sobre comportamento e consumo podem ser extraídas dessas plataformas. As organizações precisam apenas saber o que gostariam de entender melhor e desenvolver uma estratégia em cima deste contexto.

Dentro da SkillCore, nossa equipe além de pensar em todos esses aspectos de unificação e controle da base de fãs por parte das organizações, desenvolvemos um ambiente de gamification para manter os fãs engajados com a marca completando as missões mais variadas possíveis. Por exemplo:

  • Completar o perfil de cadastro
  • Indicar amigos
  • Curtir/comentar posts
  • Assistir transmissões ao vivo
  • Curtir vídeo no Youtube
  • Seguir canal da Twitch ou Youtube
  • Ser assinante do canal na Twitch
  • Responder a uma pergunta/enquete
  • Ficar entre os 3 melhores super fãs
  • E muitas outras missões…

Ao completar as missões os fãs ganham moedas virtuais personalizadas, e com isso podem trocar por itens disponíveis na loja dentro da comunidade. Desta forma a mecânica dos video games que o mercado já está acostumado fica presente no dia-a-dia da organização e dos seus verdadeiros fãs.

Além de tudo isso, a ativação das marcas patrocinadoras pode ser realizada com os mais diferentes recursos juntamente com um controle minucioso sobre os resultados gerados, facilitando assim a percepção de valor para as marcas investidoras.

Você faz parte de uma equipe de Esports? Comece agora sua plataforma de engajamento de fãs em https://skillcore.io

--

--

Thiago Nascimento
SkillCore

CEO at SkillCore, serial entrepreneur, and Brazilian jiu-jitsu black belt.