Gamificação para empresas

Thiago Nascimento
SkillCore
Published in
7 min readAug 1, 2022

Interações bem sucedidas entre marcas e pessoas sempre tem bons resultados. As melhores experiências são aquelas as quais um consumidor está tão contente que conta para seus amigos fazendo-os voltar repetidamente.

Imagine ser capaz de criar esses momentos durante toda a jornada de um usuário, de uma forma que seja relevante para ambas as partes. A realidade é que a maioria dos programas de relacionamento das marcas não é envolvente o suficiente para proporcionar esses momentos.

Segundo pesquisa da Formation, 80% dos consumidores dizem que precisam pesquisar sobre o programa de fidelidade para saber qual o próximo passo para obter recompensa, e quase metade (44%) não querem gastar tempo descobrindo esses próximos passos.

Essa confusão impossibilita criar entusiasmo e incentivos aos usuários para realizar ações. Isso resulta em desistência e busca por outra marca que lhes dê mais do que o convencional.

Qual é o segredo para criar um programa que otimize métricas como: engajamento, retenção e aquisição?

Photo by Erik Mclean on Unsplash

GAMIFICAÇÃO

A gamificação permite que marcas desenvolvam programas de relacionamento que direcionam à retenção de sua base e aumento de receita. Essa metodologia aprofunda o engajamento, o que acaba levando ao aumento do valor da vida útil do cliente (LTV).

Não é a toa que 70% das 2000 maiores empresas do mundo tenham introduzido a gamificação em seus negócios em algum grau.

No caso de programas de fidelidade, 65% das pessoas disseram que são mais propensas a personalizar suas compras e gastar uma certa quantia para atingir metas específicas se estiver claramente definido para elas.

O contexto dos jogos dá às marcas uma oportunidade única de construir jornadas claras e envolventes, apresentando aos clientes experiência personalizadas que criam uma conexão emocional.

Um dos mais claros benefícios da gamificação é que ela cria uma jornada interativa e claramente definida para os usuários com base em suas preferências e comportamento.

Outro benefício é que essas experiências gamificadas permitem diferentes caminhos para os usuários explorarem e fornecerem experiências não transacionais, recompensas personalizadas e uma conexão emocional, criando um envolvimento mais profundo com cada pessoa.

Quando implementada com seu programa de relacionamento/fidelidade ou comunidade, a gamificação pode aprofundar o engajamento, o que acaba levando ao maior benefício para as marcas.

As marcas precisam ver esses programas como uma parte essencial de seus negócios, que deve estar no centro de cada interação com seu usuário ou consumidor.

No geral, com 63% das pessoas dizendo que fazem compras com frequência para aumentar seu status dentro de um programa de fidelidade e 66% dessas pessoas dizendo que essa é a única razão pela qual fazem essas compras, a oportunidade de otimizar métricas essenciais para o negócio existe.

RECURSOS HUMANOS

Photo by Shridhar Gupta on Unsplash

No âmbito interno das empresas, elas estão descobrindo que isso ajuda em grande parte a aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores, levando-os a aumentar a lucratividade. As empresas que o utilizam no local de trabalho viram especificamente um aumento de 22% na lucratividade dos funcionários, um aumento de 21% na produtividade e um aumento de 10% nas taxas de satisfação do cliente.

Um estudo descobriu que os colaboradores aumentam 48% o engajamento com a ajuda da gamificação. Outra pesquisa descobriu que 30% dos 500 trabalhadores questionados os inspiraram a se envolver mais no local de trabalho.

VAREJO

Photo by Christelle BOURGEOIS on Unsplash

A gamificação no varejo e em outros setores também oferece o benefício de uma melhor retenção de informações. Isso é alcançado tornando os processos monótonos e básicos, como o treinamento, mais agradáveis, o que os torna mais memoráveis. Além disso, muitos empresários e outros gostam da gamificação porque permite uma solução de problemas mais prática, permite um feedback mais eficiente e dá às pessoas a chance de refinar suas habilidades com o mínimo de risco envolvido.

Nesse setor, a gamificação ajudou significativamente as empresas a adquirir e reter clientes. Um relatório recente descobriu que o varejo detém a maior fatia do mercado global de gamificação, que deve crescer até 25% até 2025. Também demonstrou aumentar as aquisições de clientes em 700%, e as táticas de gamificação também aumentaram tanto engajamento e fidelidade em até 30% para eBay, Walgreens e muitas outras marcas.

EDUCAÇÃO

Photo by Kenny Eliason on Unsplash

No caso da educação também obteve ótimos resultados quando implementada para os alunos. Com 80% dos trabalhadores nos EUA achando que é mais eficaz do que os métodos tradicionais de treinamento, os alunos também descobriram que é um elemento integral. Na verdade, ele tem a capacidade de melhorar a produtividade dos alunos em até 50%.

De acordo com Zippia, um professor de matemática de uma escola primária descobriu que a gamificação tinha um enorme efeito no desempenho de seus alunos. O estudo de caso revelou que as pontuações médias dos testes aumentaram 34% de 49% para 83% após quatro meses de uso de jogos de matemática. Com esses resultados, não é de admirar que cerca de 75% de todos os professores do ensino fundamental nos EUA usem gamificação em seus currículos.

Os alunos também preferem a gamificação em suas experiências de aprendizado, com cerca de 67% dos alunos recorrendo à gamificação em detrimento de outros métodos de ensino convencionais. Eles encontram especificamente o engajamento e a motivação como os fatores que os tornam interessados nisso.

APLICATIVOS

Photo by Rami Al-zayat on Unsplash

Quando se trata de aplicativos, isso significa que você incentivará os usuários a se envolverem mais, transformando até as tarefas mais simples em um tipo de jogo. As pessoas também se lembrarão de mais informações apresentadas a elas no aplicativo, o que pode melhorar a experiência do usuário e incentivar um envolvimento a longo prazo.

Por exemplo, você pode ter uma aplicação onde ao receber novos usuários, o onboarding pode pode ser feito por meio de tutoriais e mostrar seu progresso, potencialmente com recompensas ao concluir. Isso ajudará as pessoas a aprender sobre os recursos disponíveis e como usar o aplicativo em geral.

Alguns exemplos de gamificação B2C e B2B incluem:

Duolingo — Este aplicativo usou gamificação nos esforços de aprendizado de idiomas para ajudar a aumentar sua base de usuários para mais de 300 milhões.

Microsoft — A gigante do software viu os funcionários se tornarem 3,5 vezes mais engajados por meio de operações gamificadas.

Roblox — Em 2018, a Roblox lançou seu programa Roblox Education, que ajudou a aumentar o número de usuários ativos do Roblox para mais de 90 milhões em um ano.

Autodesk — Este desenvolvedor de software usou a gamificação para aumentar sua taxa de uso de trilhas em 40%, com taxas de conversão aumentando em 15%.

Kenco — A empresa de logística Kenco viu um aumento de 45% nas vendas após usar uma ferramenta de gamificação de vendas.

Kahoot! — Este fornecedor de aprendizado norueguês ultrapassou 90 milhões de usuários com a ajuda da gamificação e teve uma taxa de crescimento de 75% para torná-lo uma das empresas globais de aprendizado de mais rápido crescimento.

Essas são algumas das muitas marcas que tiveram sucesso com a gamificação.

Ao longo dos anos, como mostra o crescimento do mercado, a gamificação tornou-se cada vez mais popular entre todos, desde funcionários e estudantes até o consumidor.

Com a presença de tantos aplicativos e serviços online hoje, muitos dos quais oferecem uma experiência semelhante, é necessário encontrar maneiras de se diferenciar. Ao oferecer aos usuários a chance de transformar cada pequena tarefa em um jogo, você poderá oferecer uma experiência inesquecível, aumentando as chances de sucesso.

CONCLUSÃO

A gamificação é uma das ferramentas mais eficazes para qualquer negócio, como mostram essas e outras estatísticas. A chave é saber como incorporá-lo com sucesso à experiência da sua comunidade, especialmente quando envolve tarefas que normalmente não estão associadas a jogos de qualquer tipo.

Algumas maneiras de apresentá-lo em seu ambiente:

Status e Badges — Você pode permitir que os usuários do aplicativo alcancem um determinado status que dão acessos a itens exclusivos ou até mesmo acelera o acumulo de pontos.

Desafios — Certos tipos de desafios em seu aplicativo ou mesmo no mundo físico podem manter os usuários engajados e leais ao seu aplicativo e marca.

Pontos de Fidelidade e Experiência — Imagine que toda a atividade dos usuários no seu ambiente podem gerar pontos de fidelidade ou experiência. Este recursos pode se tornar a moeda de troca por recompensas ou para entendimento do público mais engajado.

Recompensas — Todo esforço precisa ter um retorno, e por que não recompensar os membros ou consumidores que mais interagiram e ajudaram nos seus objetivos? Aqui a criatividade é o limite, pois podem ser oferecidos conteúdos, cursos, experiências, produtos ou brindes.

Ranking — Quem não adora competir por um prêmio. Rankings são uma ótima maneira de indicar sua posição em relação a outros usuários para que isso seja um incentivo a interagir mais com a marca.

Quando implementado corretamente, você pode aumentar drasticamente a retenção com gamificação. Usando as soluções e práticas recomendadas certas, você poderá integrar uma experiência perfeita ao seu aplicativo que mantém os usuários sempre engajados e satisfeitos. Por sua vez, você terá a chance de maximizar o ROI do seu aplicativo com uma sólida estratégia de gamificação do aplicativo.

COMO APLICAR GAMIFICAÇAO

A plataforma da SkillCore foi elaborada para obter o máximo de eficiência ao utilizar gamificação em comunidade digitais, que podem ser: clientes, colaboradores, fãs, seguidores, e estudantes.

Dentro do seu ambiente de trabalho você conseguirá criar uma jornada definida para seus usuários utilizando missões, pontos de experiência, recompensas e também memberships. Com esses recursos é possível criar uma programação ideal para transformar usuários comuns em superfãs otimizando seu engajamento ao longo do tempo.

Se você deseja criar uma experiência única para seu público através de gamificação e integrações customizadas acesse nosso site (https://skillcore.io), conheça um pouco mais sobre nossa missão, ou agende um horário na minha agenda para entender como podemos te ajudar.

--

--

Thiago Nascimento
SkillCore

CEO at SkillCore, serial entrepreneur, and Brazilian jiu-jitsu black belt.