Pedalar de óculos ajuda ou atrapalha?

Skinny.bike
Skinny.bike
Published in
2 min readOct 25, 2017

Para aqueles que utilizam os capacetes sem viseira, os óculos são indicados para segurança dos olhos

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclistas, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil é o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, com uma frota estimada em 61,3 milhões de unidades.

Todos nós sabemos que os ciclistas estão expostos a diversos fatores climáticos e precisam estar bem equipados para se proteger do calor, frio, sol e da chuva.

Porém, o mesmo levantamento (Abracio) mostrou que apenas 1% dos esportistas usam óculos para a atividade, sendo que a não utilização do equipamento pode acarretar em sérios problemas.

Além da proteção dos raios solares, eles auxiliam na prevenção de doenças oculares que podem ser desencadeadas pelo efeito acumulativo do sol, tais como: ceratite, pterígio cataratas e outras.

São úteis também na proteção de galhos de árvore, mosquitos e até mesmo de pedrinhas que possam voar do companheiro da frente.

Gregório Pereira pelada desde quando se machucou em uma corrida, a partir daí ele começou a pedalar para substituir o outro esporte. Aderiu a sua rotina andar de bicicleta 2 vezes por semana.

O consultor de TI praticou corrida por 3 anos até sofrer uma tendinite no calcâneo. A partir de então, o esportista aderiu a pedalada em sua rotina. Nesses 5 anos de prática, o ciclista garante que utiliza todos os equipamentos necessários para sua segurança, o único que não possui o hábito de usar são os óculos.

“É comum entrar algum mosquito no olho. Aí eu preciso parar e retirar ou vou pedalando e tentando tirar. As vezes demora alguns minutinhos, mas consigo”, ressaltou.

Mas, o que avaliar ao comprar esse equipamento?

É necessário observar seu design. Ele deve estar de acordo com o formato do seu rosto, isso significa que precisa cobrir desde as sobrancelhas até a parte inferior dos olhos. Lembrando que esse modelo não pode tocar as bochechas.

E as lentes, qual a melhor cor?

Azuis: tendem a filtrar as cores e deixa-las similar à visão preto e branco que são mais recomendados para ambientes internos.

Verdes: filtram mais os raios de sol e são indicadas para o uso prolongado do dia.

Marrons: indicadas para míopes e hipermetropes, por melhorar a visão de contraste.

Espelhados: caem bem em lugares que não possuem tanta claridade, pois ajudam na nitidez do caminho. Em outra via, as lentes escuras ajudam em lugares bem ensolarados.

Nós QUEREMOS criar uma comunidade de Bikers: “Bike Lovers”! Nós CRIAMOS um aplicativo para isso, quer participar? Clique aqui: goo.gl/nwVAvw

--

--