Larguei meu emprego para melhorar a educação do Brasil

Na VTEX eu conheci pessoas extraordinárias, passei por experiências incríveis e absorvi um conhecimento impagável. Sou muito grato por ter sido tratado com tanto respeito pelos meus colegas e ter tido o privilégio de aprender tanto. 🙏

A autonomia que tive para executar as minhas ideias foi surpreendente. Aproveitei isso com muita dedicação e o produto que iniciei dois anos atrás se tornou um dos maiores objetivos da empresa.

Tenho uma profunda admiração pelo time que acreditou nessa ideia e continuará trabalhando para aumentar o nível de qualidade do comércio brasileiro. Os CEOs Geraldo Thomaz e Mariano Gomide são líderes incríveis. Eles sempre estiveram disponíveis e me ensinaram lições que levarei para o resto da minha vida.

Foi sensacional passar por tudo isso mas chegou o momento de correr mais risco e dedicar todo o meu foco ao sonho que se tornou o meu próximo objetivo:

Empoderar os educadores brasileiros com tecnologia de nível mundial. ⚡️

Estamos em uma terra linda, abundante e com uma imensidão de recursos naturais espalhados pelo nosso vasto território. Acredito que nós, como povo desta nação, temos o dever de procurar os caminhos para mudar o status quo da nossa sociedade.

Visivelmente a nação tem diversos problemas. Em um momento de crise política e escândalos que nos fazem clamar por um milagre, precisamos começar a ser pragmáticos e buscar o que podemos fazer para mudar o Brasil agora e nos próximos 10 anos.

A educação é o problema fundamental do Brasil.

Digo isso pois a forma mais impactante de melhorar o progresso nacional é melhorar a educação das pessoas que fazem o progresso acontecer. Por isso, acredito que ao elevar o nível da educação dos nossos cidadãos vamos elevar exponencialmente o nível de todos os outros setores do nosso país. 💥

(Farei outros posts no futuro dando mais embasamento acadêmico a esse ponto de vista. Existem diversos exemplos globais desse pensamento.)

Como desenvolvedor de software, o caminho mais lógico que eu posso trilhar para causar impacto nessa área é criar um produto digital que potencialize o trabalho dos educadores.

Os educadores são os protagonistas da educação.

Criar uma solução tecnológica que não reconheça que os educadores possuem um papel fundamental na evolução do ensino é desperdício de foco e tempo. Educadores são heróis!


Problemão 😱

Venho conversando com alguns educadores e visitando algumas escolas de referência no Rio de Janeiro para entender melhor os seus problemas. Eles me contaram das diversas dificuldades que enfrentam no dia a dia.

Muito papel e trabalho manual

Uma antiga amiga de escola que atualmente é professora de português no ensino fundamental e no ensino médio compartilhou comigo que faz diversas operações manuais diariamente, como guardar as notas, observações e presenças de todos os seus alunos.

Guardar as notas e presenças é o caso mais básico. Os educadores investem uma quantidade enorme de tempo nessas tarefas: minha amiga passa horas escrevendo documentos para o conselho de classe a partir desses dados. 😵

É difícil acessar as informações

A princípio, essas informações ficam em diários de papel. No caso de escolas que investem mais em modernização, com muito retrabalho são inseridas em algum sistema. 😰

Em geral, esses sistemas são antigos e difíceis de usar, e o formato de visualização é bastante ineficiente. A maioria recorre à exportação de planilhas que serão usadas para criar gráficos, etc.

O time pedagógico não consegue se sincronizar

Não bastasse esse esforço hercúleo individual de cada educador, o time pedagógico dificilmente compartilha essas informações entre si de forma organizada e eficiente.

Em geral, isso só acontece nas reuniões de conselho de classe, usando as anotações em papel, somente 4 vezes por ano. E com tantos alunos e assuntos para discutir, o tempo do conselho de classe raramente é suficiente.

Trabalho demais pra tempo de menos

Um agravante de todos esses processos manuais é que o educador fica sobrecarregado de tarefas, na maioria das vezes não recebe por essas horas adicionais e ainda precisa trabalhar em mais duas escolas para complementar a renda. Educadores são heróis!

Métricas modernas ⚡️

Diversos educadores que participaram dessas conversas estão adotando novos critérios para medir o progresso dos alunos. Notas e presenças não são mais suficientes para analisar e mentorar um aluno do século XXI.

Fatores emocionais, familiares, socioeconômicos, métricas que acompanham o foco, determinação, bagunça da turma e outros indicativos mais subjetivos do aluno são cada vez mais valorizados. Infelizmente, esse tipo de dado raramente é armazenado e utilizado hoje em dia.

Solução 👊

Foi pensando nesses problemas e nessas oportunidades que, há quatro meses, me juntei a dois amigos para discutirmos como a tecnologia poderia melhorar essa situação.

Desde então, passamos muitas noites e fins de semana pesquisando, conversando e entrevistando profissionais da área de educação. Depois de muito trabalho, chegamos a algumas conclusões.

🏆 Queremos fazer com que essas informações do dia a dia da escola cheguem até os educadores de forma mais fácil para que eles tenham mais visibilidade dos seus alunos e consigam compartilhar mais facilmente o progresso das suas turmas.

📊 Acompanhar em tempo real o que outros professores estão dizendo vai poupar muito tempo desperdiçado com processos manuais e ainda vai facilitar a compreensão do que precisa mudar na abordagem pedagógica com cada aluno. Isso irá impactar diretamente a vida de muitos estudantes nos próximos anos.

Ficou interessado por esse tipo de trabalho?

Agora que eu me demiti, tenho bastante tempo para focar nisso. 😂

Se você fizer esse conteúdo chegar até alguém que tenha interesse, vai me ajudar bastante. Pode ser só um compartilhamento, isso pode mudar o destino dessa ideia. 😊

Estou em busca de profissionais dispostos a levar tecnologia de nível mundial para dentro das escolas brasileiras. Alguns perfis que certamente vão ajudar são:

  • Professores, diretores, e outros profissionais da área de educação que queiram conversar sobre os problemas e soluções para a área da educação e receber um olhar de alguém da área de tecnologia para juntos evoluirmos o pensamento de como podemos ajudar os educadores a melhorar a educação com software moderno.
  • Empreendedores que compartilham dessa motivação e queiram discutir estratégias para nos unirmos.
  • Desenvolvedores e designers dispostos a dar feedback sobre o produto (ainda não tenho dinheiro para contratar um time mas se desejar pode entrar em contato para conversarmos melhor).
  • Investidores que queiram conhecer mais profundamente as nossas estratégias de negócio para os próximos 5 anos.

Se quiser acompanhar os primeiros passos do que está sendo feito, pode entrar aqui nessa página: www.skola.digital

Meu email é tiago@skola.digital e o celular é +55 (21) 98179-1765

Abaixo tem um exemplo do primeiro protótipo de sistema que está sendo criado:

Preview do que está por vir