Skyfall RPG — 7 Verdades sobre o Cenário

Pedro Coimbra
Skyfall
Published in
4 min readDec 17, 2018

Skyfall é um cenário sobre o fim do mundo — mas ele é muito mais do que isso. Abaixo coloco 7 verdades sobre o cenário para tentar explicar melhor o que é Skyfall e como ele se diferencia de outros cenários de fantasia medieval.

1 — Tom e Atitude: Skyfall é um cenário sobre exploração de catacumbas antigas, salas extraplanares e ambientes urbanos repletos de magia — tudo isso na eminência de uma catástrofe apocalíptica. Isso significa que Skyfall é um cenário heróico, mas sempre com um tom de melancolia e ansiedade latente. O mundo pode acabar a qualquer momento. Onde você estará quando o céu cair sobre nossas cabeças?

Imagem de Joel Hustak.

2 — O céu está caindo, e ele será nosso fim: Pouco mais de um século atrás um enorme tsunami destruíu a capital dos elfos do outono. Descobriram, depois, que se tratava de uma ilha que caiu no mar próximo. Duas dezenas de Anéis (anos) mais tarde, outra enorme ilha caiu do céu destruindo a capital Anã de Törmund. Outras ilhas caíram depois dessa, mas nenhuma próxima o suficiente do continente de Opath para causar estrago permanente. Os magos e as mais poderosas criaturas do mundo acreditam que a Terceira Queda acontecerá no centro do continente, e irá acabar com toda a vida.

3 — O mesmo, mas diferente: Tudo que você conhece de fantasia medieval está presente em Skyfall, mas quase sempre com uma cara diferente. As conhecidas “raças” do cenário de fantasia medieval dão lugar as “dádivas” e “impulsos” — representações mortais das vontades divinas ou desejos dos titãs. Existem elfos, mas eles são criaturas extraplanares que controlam as quatro estações. Humanos são os menos populosos do cenário e são intimamente ligados com o continente de Opath. Os orcs ainda são seres de fúria, mas construíram sua civilização de maneira ordeira para controlar seus impulsos. Skyfall é um cenário amplo, diverso e inclusivo — todo personagem é possível nesse cenário.

4 — Magia como tecnologia: O mundo de Skyfall é mágico, e isso significa que a magia faz parte do dia-a-dia de todos. Moluscos mágicos são usados como meio de comunicação à distância, enormes pássaros de metal fazem transporte aério e é comum ver que as coisas são muito maiores por dentro do que por fora. A magia está disponível para todos, em maior ou menor escala. Na dúvida, é magia.

imagem de Naiiade.

5 — Um mundo de Guildas de Aventureiros: Alguns séculos atrás foram descobertas ruínas antigas de civilizações extintas. Essas descobertas levaram as dádivas à criarem Guildas de Heróis. Criaturas capazes de explorar essas ruínas e trazer tesouros e conhecimentos para seus Mecenas. Com a chegada da Era das Quedas, as Guildas ficaram ainda mais poderosas, liderando explorações para estas misteriosas ilhas que caem do céu.

6 — As deusas agem de forma indireta: Todas as divindades do cenário são representações femininas de aspectos fundamentais do mundo. A Vida, A Morte, A Luz, A Sombra, etc. É impossível ver estas divindades, mas elas agem de maneiras estranhas e misteriosas. A única divindade que já pisou no plano material primário foi A Arquiteta. Ela é responsável por espalhar conhecimento arcano pelo mundo, mas foi brutalmente assassinada pelos mortais. Esse evento é conhecido como Deicídio.

7 — A Sombra está presente no coração de todos: Todas as criaturas mortais de Opath sabem o que acontece quando começam a morrer. Sua alma é transportada para O Corredor, o plano onde vive a deusa Morte. A Morte irá julgar seus Grilhões (feitos no plano material primário) e determinar se é digno de uma pós-vida decente. Mas a Morte está sempre acompanhada da Sombra, a Eterna Tentação. A Sombra é capaz de empoderar os mortais para fazer feitos incríveis, mas irá cobrar esse preço depois…

Arte por Matheus Grahef

Este é o básico para conhecer Skyfall RPG. Ao longo das próximas semanas, vamos postar mais conteúdo para que o pessoal conheça ainda mais sobre o cenário.

“Se o fim chegará para todos, por que ainda nos preocupamos em continuar vivos?” — mensagem psiônica de Varul, o Manco para seu mestre Arbok, o Colosso.

Se curtiu o texto, dá uma olhada no nosso projeto no Catarse.

#verymuchwe

--

--

Pedro Coimbra
Skyfall

Educador e Produtor de Conteúdo de Tabletop Gaming.