5 filmes sobre o universo empreendedor

Separamos 5 títulos de documentários que falam sobre tecnologia, investimento, marketing e ideias revolucionárias

Janeiro, mês de férias para alguns e de verão escaldante para todos. Se você está buscando inspiração para o ano que começou nada melhor do que aproveitar as noites quentes para assistir filmes que vão te trazer momentos de relaxamento e ainda te motivar a correr atrás daquele sonho que você tanto almeja para 2017.

Selecionamos 5 filmes para que você possa curtir o clima das férias (mesmo que isso esteja bem distante da sua realidade trabalhadora). Prepare a pipoca ou o bloco de notas e boa diversão!

  1. Como investidores ajudaram a criar as maiores corporações tecnológicas

Something Ventured é um documentário que aborda o surgimento do capital de risco americano, acompanhando grandes investidores como Tom Perks, autor de vários livros sobre o universo financeiro e Arthur Rock, um dos primeiros investidores por trás de corporações como a Intel, Google e Apple. O filme apresenta imagens reais da relação desses empresários com os idealizadores das maiores empresas tecnológicas do mundo, e nos dá uma aula histórica de economia moderna ao tratar das primeiras apostas financeiras que culminaram em investimentos bilionários.

  1. Um homem, uma revolução

Ícone do design e da tecnologia, criador da Apple e referência para milhares de pessoas, Steve Jobs é uma inspiração, por seu compromisso em levar a melhor experiência ao consumidor e seu poder de convencer pessoas a acreditarem no impossível. Aqui vão duas sugestões sobre esse monstro.

O primeiro filme é um retrospecto da carreira de Jobs. “Steve Jobs — Billion Dollar Hippy” é um documentário da BBC que mostra a influência do empresário em diferentes mercados do entretenimento, como a indústria da música, dos filmes e da computação. Você pode assisti-lo na Netflix.

Em “Steve Jobs — The man behind the machine” somos apresentados a dois lados da carreira de Jobs, conhecendo verdades obscuras de sua trajetória em imagens de arquivos e entrevistas com pessoas que conviveram com o empresário.

  1. Financiamento coletivo e as novas formas de investimento

Primeiro filme já produzido sobre crowdfunding, Capital C é um documentário que mostra como a ideia de financiamento coletivo, impulsionada pela era digital, ajudou milhares de artistas a colocarem seus projetos em ação. O filme acompanha a história de três criadores que arrecadaram milhões de dólares e mudaram de vez o futuro de seus negócios. Disponível na Netflix.

  1. Um homem simples por trás de uma fortuna

Burt’s Buzz é um documentário com um olhar íntimo na história do empresário Burt Shavitz, fundador da marca de cosméticos Burt’s Bees, com produtos feitos à base de mel. Burt foi um criador de abelhas simples, com um estilo de vida excêntrico, que construiu um império e criou uma relação de confiança e compromisso com os consumidores de sua marca. Uma ótima pedida para ganhar doses de sabedoria e simplicidade, entendendo que na vida nem tudo se resume a fazer fortuna. Disponível na Netflix.

  1. Tecnologia e visão empreendedora

Mostrando o dia a dia de todo empreendedor, Print the Legend vai te incentivar a não desistir dos sonhos. O documentário apresenta como a tecnologia de impressão 3D veio para revolucionar a maneira como lidamos com as situações do cotidiano, melhorando tarefas simples como ir ao médico e fazer supermercado. Além disso, a criação das impressoras 3D está gerando um desconforto grande entre as grandes corporações, já que permite a fabricação caseira. Assista e aprenda como liderar uma equipe, assumir responsabilidades e tomar atitudes “radicais”. Disponível na Netflix.