Atitudes empreendedoras para praticar em 2017

Nada na vida é fácil. A forma como encaramos os problemas, que não são poucos, é que vai nos direcionar a caminhos mais positivos ou negativos. Dificuldades todos temos, mas basta uma atitude para mudar esse percurso, para melhor ou pior.

Pessoas que se arriscam no mundo do empreendedorismo normalmente manifestam atitudes positivas perante a vida. E isso, convenhamos, faz toda a diferença frente à competitividade e ousadia do mundo empresarial. Você, sendo ou não um empreendedor, também pode adotar atitudes positivas diante dos problemas da vida, e fazer com que elas ditem a regra do jogo. A verdade é que, não importa o tamanho da dificuldade enfrentada, você precisa enxergar o problema com positividade.

Para começar 2017 com muita determinação e foco, vamos falar sobre algumas condutas positivas que empreendedores de sucesso praticam diariamente e que foram cruciais para o êxito de seus negócios. Investindo nessas e em tantas outras ações você estará mais preparado frente ao mercado, melhorando sua performance e suas relações.

Entusiasmo e automotivação

O fundador do Grupo Virgin e gigante do entretenimento, Richard Branson, diz que sua maior motivação é estar sempre desafiando a si mesmo. Ele afirma que todo dia aprende algo novo, até se a novidade não tem nada a ver com seu intenso trabalho de CEO da companhia.

Entusiasmo e automotivação são as principais atitudes de um empreendedor de sucesso. Elas vão te conduzir a novos desafios diariamente, incentivando-o a buscar o máximo de seus esforços. Praticar a proatividade, a aceitação e a criatividade te dará altas doses de motivação para continuar seu percurso, mesmo que ele esteja cheio de dificuldades. Criar um mantra de motivação é uma excelente maneira de ouvir de si mesmo, todos os dias, seus desejos e aspirações. É uma mensagem diária do que você acredita. Se escute!

Observação, foco e iniciativa

A observação nada mais é que a percepção dos fatos sem a tomada de decisão. Ou seja, olhar para as situações sem pré-julgamentos e conclusões mal formadas. No caso do empreendedor, observar as tendências, os concorrentes e também seu próprio investimento é necessário para entender e interpretar as deficiências do seu negócio, a fim de que sejam encontradas oportunidades de mudança.

O foco e a iniciativa também são atitudes que devem se tornar hábito. Desenvolver foco não é tão fácil quanto imaginamos, já que é preciso disciplina, organização e planejamento. Focar em suas atividades vai lhe trazer muito mais determinação para colocar suas ideias em prática. Ter foco é estar presente em cada situação da sua vida, sempre com força de vontade e autocontrole. E isso vale para todos, incluindo Bill Gates, que já contou em uma entrevista nunca ter tirado sequer um dia de folga quando, aos vinte e poucos anos, estava lançando a Microsoft. E vejam aonde ele chegou…

Perseverança e superação

Steve Jobs já dizia: “a grande diferença entre um empreendedor de sucesso e um empreendedor sem sucesso é a perseverança.”

Errar é humano e todos nós cometemos erros. Mas, pessoas que sabem encontrar nos erros motivos para mudança e transformação tendem a ser mais bem sucedidas. Isso porque a resiliência, essa capacidade do ser humano de se reinventar e se recuperar, é a verdadeira ignição para os empreendedores que acreditam no seu negócio. Thomas Edison, um dos maiores inventores da história, disse: “Eu nunca falhei. Só encontrei 10 mil maneiras que não deram certo”.

O sucesso está baseado na repetição das atividades, na perseverança de aprender com os erros e não desistir em meio às dificuldades. Está na resistência do empresário de persistir em seus sonhos, com paciência, determinação e entrega.

Enxergar a vida de forma positiva e praticar essas atitudes só depende de você. Os resultados são extremamente benéficos e podem mudar de vez suas relações interpessoais. E para terminar, se aventure! Vivemos para experimentar, cair e levantar. No final, a única coisa que deixamos de herança é nosso legado. Portanto, vá em busca do seu.

Like what you read? Give Smart a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.