Business Intelligence mudará a forma de ver o seu negócio para sempre

A análise de dados sempre foi imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Mas o crescimento vertiginoso da internet e suas ferramentas tecnológicas fizeram com que esse trabalho se tornasse mais complexo. O volume de dados que as redes recebem é cada vez maior, seja por meio da navegação, postagens em sites e redes sociais. Com essa carga de dados mais robusta e repleta de nuances, houve a necessidade de criar novas metodologias como o Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios.

O procedimento é capaz de capturar dados soltos e transformá-los em informação útil, auxiliando os gestores nas mais diferentes situações para tomadas de decisões. Ele oferece uma compreensão mais clara sobre o negócio, como as necessidades do consumidor, o mercado em que o ambiente está inserido e ajuda a traçar novas estratégias de atuação.

Por meio da análise de dados, é possível aumentar a previsão de demanda de um determinado produto com base em dados estatísticos coletados, elevando a participação no mercado, por exemplo. As boas práticas de BI permitem ainda uma previsão de movimentos alheios à rotina administrativa, como cenários econômicos e tendências de consumo. E da mesma forma que o trabalho de análise consegue prever e minimizar erros, ele pode colaborar também para melhorar o desempenho em diversas áreas da empresa.

Coleta de dados e inteligência

Mas para alcançar esse objetivo, o método deve ser aplicado de forma eficiente. A implementação deve buscar a integração de todos os dados gerenciais num departamento específico. O trabalho conta com softwares de alto poder de transformação de dados, que eliminam a codificação e complexidade.

Alguns deles são bastante acessíveis e podem ser aplicados em empresas de todos os tamanhos, como “Qlike Sense”, o “Tableu” e o “Yellowfin”. No entanto, para que a metodologia do Business Intelligence seja realmente eficiente é essencial que os profissionais, durante a leitura dos dados, sejam capazes de apontar oportunidades de negócios ou visualizar qualquer mudança que afete a performance do empreendimento.

No Brasil, as práticas de inteligência de negócios estão em empresas de telecomunicações, instituições financeiras, seguradoras e companhias de economia globalizada. A tendência é que o Business Intelligence se torne cada vez mais comum no ambiente empresarial, por resultar em economia de tempo, custos e no aprimoramento da gestão empresarial, quando aplicado corretamente.

Tem a ver com a Smart

A Smart é uma empresa de Consultoria de Negócios que atua em prol da Gestão Integrada e, para que essa gestão pudesse acontecer, houve a necessidade de desenvolver uma metodologia única de análise de dados, que se encaixa perfeitamente em todo o trabalho aqui realizado. A metodologia Smart consiste em quatro etapas: Dados, Informação, Conhecimento e Inteligência. Na primeira etapa, torna-se necessário coletar todos os dados que darão base para a execução do serviço, sendo eles: dados financeiros, de recursos humanos, de processos, entre outros. Após a realização dessa coleta, há a necessidade de compilar os dados encontrados para obter informações que, consequentemente resultarão em conhecimento. Este conhecimento proporciona acesso às demandas existentes na organização, que podem estar relacionadas à sua situação financeira, ao clima organizacional, aos gaps existentes que precisam ser preenchidos, às falhas ou acertos nos processos ou em sua gestão. E é através deste conhecimento que a equipe da Smart consegue aplicar inteligência empresarial em seus clientes.

Além de toda essa metodologia, a Smart também encontrou uma ferramenta de BI que tem sido amplamente utilizada em seus clientes, e que tem trazido excelentes resultados — O Power BI. Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft que é utilizada para análise de dados, de negócios e também, para compartilhamento de ideias. Com essa ferramenta em mãos, é possível obter a inteligência de forma visual, simples e dinâmica, podendo comparar resultados ou períodos através de um simples filtro em um de seus painéis, além da possibilidade de acessar seus dados e relatórios em qualquer lugar através de um computador ou dispositivo móvel, uma vez que, o Power BI trata-se de uma ferramenta online.

Quer saber mais sobre como a Smart e o Power BI podem mudar a realidade da sua empresa? Acesse o nosso site e entre em contato conosco: http://smartie.com.br/