Smart
Smart Consultoria
Published in
3 min readMay 18, 2016

--

Seja na esfera profissional, seja na pessoal — a vida é feita de fracassos.

Momentos de sucesso são o ápice de longas jornadas que passaram (quase que invariavelmente) por diversos obstáculos. Fracassar é normal e saudável. O mais difícil é se recuperar de uma queda e redesenhar seus objetivos. Reunimos algumas dicas para você compreender melhor o que acontece quando nós fracassamos — e descobrir como sair dessa:

1. Serotonina e ocitocina em baixa

Atividades rotineiras como ir trabalhar ou ver um filme liberam serotonina, que nos dá a sensação de prazer, quando estamos bem. Se passamos por alguma crise, a produção desse hormônio é impactada. Trabalhar em equipe também aumenta os níveis de ocitonina, responsável pelas conexões afetivas. Quando fracassamos e passamos um tempo reclusos, esse hormônio também é afetado e prejudica a retomada das relações sociais. Entenda esse revés biológico, respeite seu tempo e volte a se reconectar com você mesmo para se reajustar fisiologicamente;

2. Senso de humor e pouca expectativa

Pessoas bem humoradas costumam se recuperar de fracassos mais rapidamente. O tropeço se torna, inclusive, motivo de piada. É notório que quem não se leva muito a sério sofre menos quando alguma empreitada não tem o resultado esperado.

3. Inteligência: fixa ou maleável?

Carol Dweck, pesquisadora de Harvard em Psicologia, descobriu que as pessoas conceituam a inteligência como algo fixo ou maleável. As crianças que acreditam que podem aprender e melhorar com o tempo atingem notas melhores — mesmo depois de irem mal em alguma prova.

4. Crianças superprotegidas

Pais que blindaram seus filhos dos fracassos acabam criando adultos com mais probabilidade em desenvolver distúrbios relacionados à ansiedade. Quem fracassa desde criança está mais preparado para lidar com os desafios da vida profissional.

5. Culpa de quem?

O medo da culpa faz com que algumas pessoas não corram riscos, para não serem responsabilizadas caso a ideia fracasse. Isso prejudica a inovação no trabalho, por exemplo. É fundamental reconhecer os próprios erros na revisão de uma trajetória que deu errada — sem depositar toda a culpa em si mesmo, nem em fatores externos. Com certeza, todo fracasso é resultado de tudo isso.

6. Nem tudo está sob controle

Fatores externos devem ser considerados na hora de rastrear o motivo de um fracasso. Um revés da bolsa de valores, uma flutuação do mercado, uma chuva inesperada no dia do seu evento, uma doença, tudo isso são coisas que você não controla e podem impactar a sua empreitada. O importante é aprender a se resguardar desse tipo de imprevisibilidade.

7. Tudo bem em pedir ajuda

Se você não conseguiu pedir ajuda antes da sua ideia ir para o buraco, peça agora. Conversar com outros empreendedores e até amigos é importante para você ver como o fracasso não é exclusividade sua. Desabafar faz bem e ouvir os conselhos de quem já traçou um caminho semelhante pode dar aquela força para se levantar.

8. Novas possibilidades

Você já parou para pensar que talvez seu fracasso tenha a ver com um novo propósito de vida? Talvez você esteja tentando algo que não tenha a ver com você. Crises são os melhores momentos para tentar enxergar novos caminhos.

www.smartie.com.br

--

--

Smart
Smart Consultoria

A Smart Inteligência Empresarial é uma empresa de treinamento e consultoria em negócios, estratégia e finanças. www.smartie.com.br