Smart
Smart Consultoria
Published in
2 min readDec 18, 2015

--

Para enxergar inovação é preciso se libertar das funções de cada objeto

Uma vela, uma caixa de fósforos, uma caixa de tachinhas e o seguinte desafio: prender a vela na parede sem que a cera caia no chão quando ela estiver acesa. O que você faria? Nos anos 1930, o psicólogo alemão Karl Duncker fez esse experimento com algumas pessoas e a maioria teve dificuldade em resolver o problema — que é bem simples. Basta esvaziar a caixa de tachinhas, fixar a vela nela com cera derretida e prendê-la na parede.

A conclusão de Duncker é que os participantes não conseguiram enxergar essa solução pois só viam a caixa de tachinhas como um recipiente para guardar tachinhas, já que essa foi a função apresentada daquele objeto.

O nome dado a essa “visão limitada” é fixação funcional. Muitas vezes, é nesse ponto que empacamos quando estamos buscando uma solução inovadora nos negócios.

O cérebro é programado para fixar a função principal de cada objeto e o desafio para a inovação é superar isso. Um bom exercício é desmembrar as coisas e descrevê-las de forma genérica. O pavio da vela, por exemplo, pode ser pensado como barbante. No entanto, a palavra barbante já limita as possibilidades de uso. E se pensarmos em fios de fibra? Abrem-se muitas outras janelas, não?

Pergunte-se sempre se cada elemento da sua “equação” pode ser subdividido. Isso vai possibilitar com que você faça outras relações e, quem sabe, descubra algo inteiramente novo. Outra dica está na escolha de palavras. Dependendo de como você formular a sua meta, as soluções já estarão direcionadas. Um exemplo: “colar um papel em uma parede”. Imediatamente você vai pensar em fita adesiva ou cola. Se a proposta for “prender um papel em uma parede”, podem surgir dezenas de outras soluções.

Pensar o problema de forma geral ajuda a chegar na sonhada inovação. Se for difícil entender qual é o termo mais adequado, peça ajuda ao bom e velho dicionário. Nos sinônimos pode estar a sua palavra-chave.

Viu como muitas vezes nosso olhar “viciado” nos impede de enxergar a saída inovadora? Na hora de solucionar alguma questão do seu negócio, faça esse exercício. Os resultados podem ser surpreendentes!

Fonte

--

--

Smart
Smart Consultoria

A Smart Inteligência Empresarial é uma empresa de treinamento e consultoria em negócios, estratégia e finanças. www.smartie.com.br