#1 | Só Mais um Turno

Lucas Campos
Só Mais um Turno
Published in
2 min readJun 27, 2023
Ilustração dos personagem de Dungeons & Dragons, Drizzit Do’Urden e sua pantera negra companheira, Guenhwyvar

Jogar role-playing game, ou RPG, faz parte da minha vida desde os dez anos de idade — talvez antes. Entrei neste universo através dos jogos puramente interpretativos/narrativos em fóruns da internet, onde ganhei a oportunidade de me expressar com liberdade, estabelecer amizades que carrego comigo até hoje e, claro, viver aventuras incríveis que um garoto tímido do nosso mundinho comum jamais poderia.

O RPG de mesa raiz apareceu na minha vida poucas vezes durante a infância, quando narrei algumas aventuras de Pokémon para meus vizinhos usando um dado de seis lados (d6) e um encarte com os status base dos monstrinhos para orientar a construção de uma ficha de sistema certamente duvidoso, inventado por um monte de crianças trapaceiras.

Depois disso, meu contato com RPG de mesa se resumiu a ler muito sobre, tendo noções bem rasas sobre os principais sistemas e sonhando em reunir um grupo de amigos para jogá-los — acabei descobrindo que este é um dos maiores desafios para qualquer jogador de RPG, maior até do que rolagens para destrancar portas ou cristaleiras com segredos importantes.

Somente durante a pandemia, quando encontrei meu primeiro trabalho home office é que finalmente tive a oportunidade de encontrar outras pessoas para montar uma mesa. Jogar Dungeons & Dragons com este time do trabalho, aos poucos, despontou a vontade de mestrar e assim, comecei a procurar amigos para os quais pudesse contar uma história, ou melhor, construí-la junto com eles.

Tive sucesso nessa empreitada e, há pouco mais de nove meses, venho jogando duas campanhas, algumas aventuras, spin-offs, etc. com um grupo fantástico— um salve para Bea, Dani, Fe, Gui, Hani, Lê e Logs. Chegou num ponto, entretanto, que só jogar não está mais dando conta de suprir esse amor pelo universo do RPG, então imaginei que escrever sobre poderia ser uma boa ideia para alocar essa energia de forma positiva.

Surge, então, o ‘Só Mais um Turno’. Um blog que visa trazer informação sobre o mundo dos role-playing games, como notícias, guias, análises, resenhas e outros formatos do gênero jornalístico diversional. Esperamos que vocês nos acompanhem nesta jornada e curtam o conteúdo que vamos produzir.

Um abraço, Lusc.

Acompanhe nosso trabalho e conteúdo nas redes sociais:

Instagram: @somaisumturno

--

--

Lucas Campos
Só Mais um Turno

27 anos, jornalista e UX Designer, viciado em RPG de mesa, videogames e cultura POP. Atualmente, redator e editor no SMT - Só Mais um Turno.