Por que o mercado de Edtech continua atrativo durante a crise?

SMU Investimentos
Jul 20 · 3 min read
Image for post
Image for post
Foto por Julia M Camerom (Fonte: Pexels)

O setor da educação foi extremamente afetado durante a pandemia e as escolas, universidades e cursos de extensão, ao se verem paralisados, tiveram que buscar urgentemente por soluções digitais.

Isso refletiu em uma grande oportunidade de mercado e, por isso, nós decidimos te explicar um pouco sobre o setor e te ajudar a se preparar para investir em uma Edtech.

Vamos lá?

Entenda a definição

As Edtechs são definidas pela fusão de 2 mercados: tecnologia e educação. Para detalhar, podemos dizer que são as empresas de tecnologia que desenvolvem métodos de aprendizagem ou gerenciamento das instituições de ensino.

Alguns exemplos de soluções:

  • Plataformas de conteúdo online;

Entenda o mercado

No Brasil as Edtechs estão em evidência principalmente porque carregam uma grande responsabilidade social e geram impactos significativos nos ambientes em que atuam.

Além disso, é um mercado gigantesco no país: em 2019 existiam aproximadamente 182 mil escolas e 47,8 milhões de matrículas na educação básica.

Se olharmos a nível mundial, a previsão é de que até 2035 tenhamos cerca de 2,7 bilhões de estudantes.

Image for post
Image for post
Foto por Julia M Camerom (Fonte: Pexels)

Abaixo você pode conferir alguns cases de startups do setor:

  • Geekie: plataforma de educação online que visa auxiliar estudantes brasileiros em sua preparação para vestibulares, através de uma estratégia de ensino individualizado. Se destacou como uma empresa de impacto social ganhando prêmios como empreendedor social, no setor.

Entenda o momento de crise

Crises quase sempre refletem novas oportunidades e, no cenário da educação, essas vieram através da crescente (e em alguns casos obrigatória) adesão ao estudo remoto.

Em meio a pandemia o Centro de Inovação para a Educação Brasileira e a Associação Brasileira de Startups divulgaram um estudo que mostra um crescimento de 23% no número de edtechs nos últimos dois anos.

Pouco antes da pandemia estourar no Brasil, uma startup edtech brasileira chamada Gama Academy recebeu um aporte liderado pela Smart Money Ventures de 3 milhões de reais, indicando o aquecimento do setor no país.

É dito que onde há muitos problemas, há muitas oportunidades para criar soluções e, por isso mesmo, a educação no Brasil já era um prato cheio para os empreendedores sociais pré-pandemia.

Mais do que nunca, o mercado implora por novas tecnologias que colaborem para que o ensino não saia ainda mais prejudicado.


Agora você já conhece mais sobre as Edtechs e o porquê de tantas pessoas estarem falando sobre e buscando oportunidades de aportar recursos nelas.

Preparado(a) para investir?

Clique aqui para baixar o material exclusivo feito por nós sobre o setor.

Blog da SMU

Nossa paixão é financiar os grandes negócios do futuro via Crowdfunding de Investimentos.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store