SMU comenta nova resolução da CVM que facilita o financiamento por meio de crowdfunding

SMU Investimentos
Aug 20 · 2 min read

A nova medida foi anunciada hoje e deve beneficiar micro, pequenas e médias empresas (MPEs) que utilizam esse tipo de captação

Image for post
Image for post

São Paulo, 20 de agosto de 2020 — A Comissão de Valores Imobiliários (CVM) aprovou alterações temporárias e experimentais em requisitos regulatórios, facilitando o acesso das MPEs a financiamento por meio de plataforma eletrônica de investimento participativo, o crowdfunding. A nova resolução foi divulgada hoje e deve impulsionar a atividade econômica no mercado nacional, além de contribuir para o negócio de startups, micro, pequenos e médios empreendedores.

A nova medida foi uma boa surpresa vinda do regulador e deve ser bem aceita pelo mercado, e ajudará os empreendedores impactados negativamente pela pandemia da Covid-19.

“Com a nova medida, o overfunding foi autorizado, permitindo que as empresas possam captar mais que a meta, podendo chegar a até 120%” afirma Rodrigo Carneiro, CEO da SMU, uma das principais plataformas de crowdfunding no país. Adicionalmente a nova medida prevê a flexibilização da meta mínima alvo de 66% para 50% da captação.

Outra modificação relevante foi permitir que empresas maiores, que tiveram faturamento de 10 milhões de reais em 2019, e que registraram queda bruta de receita neste ano, também possam captar via crowdfunding. Estas alterações devem aquecer o mercado e atrair novos investimentos.

A resolução já entrou em vigor e as plataformas já estão aproveitando-a.

“A Membran-i será a primeira captação no Brasil a se beneficiar deste overfunding. A oferta que já havia atingido a meta de 100% em apenas 10 dias estava em fase de liquidação e com uma fila de espera. Com a resolução que saiu hoje, a empresa e os investidores ficaram felizes com a oportunidade de aproveitar este excesso de demanda”, comemora Carneiro.

De acordo com documento publicado pela CVM, a nova medida tem validade apenas para este ano, sendo válida até 31 de dezembro de 2020.

Blog da SMU

Nossa paixão é financiar os grandes negócios do futuro via Crowdfunding de Investimentos.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store