Vale a pena investir no mercado de Beauty Tech?

SMU Investimentos
Oct 23 · 4 min read
Image for post
Image for post

O mercado de tecnologias e startups de beleza tem crescido todos os anos. Aquisições de negócios como a J Beauty, comprada pela Unilever por U$500M, ou no Brasil a Singu que foi investida pela Natura, fez de 2019 um ano excepcional para a industria.

Apesar de um ambiente difícil e instável, o mercado de Beauty tem provado ser um setor forte para investimentos devido as altas margens, padrão de compra recorrente e resistência a eventos macroeconômicos como a crise que estamos vivendo.

Em meio a pandemia o setor de beleza cresceu 10,6% no primeiro trimestre.

Sobre o setor

O setor de beleza tem sofrido transformações consideráveis com a chegada da tecnologia.

Se olharmos apenas alguns anos atrás, seus produtos e serviços eram bastante limitados: vários produtos em prateleiras de supermercados e perfumarias que poderiam ficar parados por falta de demanda, ou o caso de salões de beleza ainda com o modelo de agendamento, em alguns casos fora do mundo digital.

As Beauty Techs, que tem este nome por se tratar de negócios do setor que desenvolvem tecnologias, vem para trazer inovações e resolver diversos problemas. Conheça alguns dos mercados em desenvolvimento:

1- Pesonalização

Muitas marcas estão usando inteligência artificial para criar cosméticos feitos sob medida para cada cliente, levando em consideração as especificidades de cada pessoa como tipo de pele, cabelo, tons. Podendo assim recomendar para o usuário um produto que realmente traga resultados.

Um exemplo é a Proven SkinCare onde você mesmo cria seus produtos de cuidados com a pele com base no seu tipo de pele, ambiente e estilo de vida.

Image for post
Image for post

2- Gadgets:

O mercado de devices está sendo impulsionado por diversos fatores: necessidade de tratamentos de doenças de pele, consciência dos efeitos do desequilíbrio hormonal na pele e a explosão do autocuidado. Além dos dispositivos autônomos, as marcas estão construindo sistemas de beleza conectados que utilizam dados comportamentais sobre os clientes para personalizar seus produtos.

Um exemplo é a Perso, desenvolvida pela L’Oréal, um dispositivo inteligente de cuidado de pele que usa A.I, dados de localização e as preferências do usuário para formular hidratantes personalizados que ficam prontos rapidamente.

3- Beleza sob demanda:

Passar horas no salão esperando para ser atendida é um problema incômodo para muitas mulheres. Mas a tecnologia trouxe o salão para dentro de casa, com plataformas de agendamento de serviços de beleza.

Um exemplo é a Unail, um aplicativo de serviços de beleza delivery que atua como intermediadora entre profissionais e clientes. A plataforma conta com mais de 350 profissionais cadastrados e ultrapassou a marca de 2500 clientes.

Image for post
Image for post

Além da mudança de comportamento na interação entre prestadores de serviços e cliente final, a Unail une seu modelo de negócio escalável ao impacto positivo, auxiliando na autonomia financeira dos profissionais do segmento.

O mercado brasileiro

Image for post
Image for post

O mercado brasileiro de cuidados pessoais e bem estar movimentou em 2018 R$ 47,5 bilhões e cresce de forma sustentável entre 4 e 5% ao ano com a emergência de novos consumidores.

O Brasil é o quarto país no ranking mundial em consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. O que tem atraído grandes empresas para o segmento.

Apesar da crise, o consumidor brasileiro que se encontra em dificuldades financeiras prioriza o corte de gastos em lazer para manter seu consumo de bens e serviços de estética. O setor é visto como uma prioridade para o consumidor, e seu crescimento vai de acordo com este comportamento abrindo espaço para novas empresas, soluções e novas oportunidades de investimentos.

E então, você acha que vale a pena investir no setor?
Deixe seu comentário, nos ajude a construir um ambiente de crescimento para outros investidores.

Clique aqui para baixar o material exclusivo da SMU sobre o mercado de Beauty Tech.

Fontes:

FactSheet SMU

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Startse — Beauty Tech a Beleza do Futuro

CB Insights

Builtin

Exame

Blog da SMU

Nossa paixão é financiar os grandes negócios do futuro via Crowdfunding de Investimentos.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store