Você sabe o que é uma startup e quais são os seus estágios de desenvolvimento?

SMU Investimentos
Blog da SMU

--

Existem vários conceitos em torno da definição de startup. Alguns falam sobre estágio de crescimento de uma empresa, outros sobre ser um “estado de espírito”. Utilizando o conceito técnico de startups cunhado por um dos nomes mais relevantes do setor, Steve Blank, startup é uma organização desenhada para encontrar um modelo de negócio repetível e escalável. Esse desenvolvimento passa por estágios de ideação e prototipação, product market fit, tração e escala.

Vamos entender cada um dos estágios?

No estágio de ideação e prototipação o empreendedor busca por um problema a ser resolvido e, com o apoio de um protótipo, itera com o mercado com a intenção de validar se o problema existe e se a solução proposta é desejável para o consumidor. Nesse momento o protótipo pode ser em baixa, média ou alta fidelidade, porém o mais importante é cumprir o papel de solução e trazer resultados positivos que demonstram que o produto ou serviço é realmente eficaz.

Em seguida temos o momento de construir o mínimo produto viável (MVP), cujo objetivo é fazer com o que o produto se adeque ao mercado gastando a menor quantidade de dinheiro e tempo possível.

Em product market fit (PMF), o empreendedor precisa alinhar o produto com a demanda. Ao pé da letra o termo pode ser traduzido como “adequação do produto ao mercado” e é exatamente esse o foco desta etapa. A partir desse momento o empreendedor trabalha para que seu produto ou serviço seja cada vez mais desejável e necessário. Nesta fase a startup prioriza fidelidade do consumidor, benchmark dos competidores, percepção sobre o valor entregue e outros indicadores de PMF.

Finalizando a etapa anterior chegamos na tração, quando a startup irá testar os canais de aquisição que levarão a empresa a escala. Seu objetivo principal: crescer sem perder qualidade. Nesse momento será necessário experimentar, entender o que funciona ou não e ganhar forma para o crescimento. Algumas empresas utilizam a metodologia do Growth Hacking para alcançar públicos de maneira rápida e certeira.

Após validar os melhores canais a startup irá aumentar seus investimentos buscando escala, seu último estágio. No cenário ideal, seu crescimento precisa ser consistente e exponencial, nesse momento a palavra chave é previsibilidade, o horizonte onde os unicórnios começam a aparecer.

É importante entender que em cada uma dessas etapas o empreendedor poderá fazer captações de investimentos para ganhar força e acelerar o crescimento. O crowdfunding de investimentos representa uma ótima opção a partir do momento em que o empreendedor validou a dor e solução e tem um planejamento claro de onde quer chegar.

Esse caminho não é linear, existem vários pontos de retorno, subidas e descidas. Muitas startups serão obrigadas a pivotar, que ocorre quando descobrem que a sua solução não resolve a dor pretendida e se faz necessário mudar o modelo de negócio, refazer o produto ou até mesmo começar outra ideia do zero.

E aí, sabe identificar em qual estágio sua startup está?

Conta para nós nos comentários quais são seus maiores desafios.

Fernando Seabra e Equipe smu.com.vc

--

--

SMU Investimentos
Blog da SMU

Financiando os grandes negócios do futuro via Crowdfunding de Investimentos.