Inovação e automação na indústria alimentícia

Snef Brasil
Notícias SNEF Brasil
2 min readSep 12, 2018

O crescimento da economia global, juntamente com a alta competitividade, gerou uma necessidade expressiva por desenvolver novas tecnologias.

Temos vários casos de grandes empresas que não inovaram e desapareceram, como a Kodak e Blackberry. Na indústria, a implantação de novas tecnologias por meio de sistemas automatizados é imprescindível para garantir melhorias nos processos produtivos, e consequentemente, melhor desempenho e melhores resultados econômicos em curto e médio prazo.

Automação na indústria alimentícia

As empresas dos segmentos de alimentos e bebidas sentiram necessidade de avançar em sua escala e encontraram na automatização a solução para suprir as demandas.

“Com a chegada da conectividade, internet das coisas e novas tecnologias, estão surgindo cada vez mais novos meios para aumentar a produção”, conta Edilson Zanardi, gerente de automação industrial na SNEF Brasil.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), o setor representa 9,5% do PIB brasileiro, com um faturamento de R$ 562 bilhões em 2015. Isso aconteceu porque o Brasil é o 5ª em número de habitantes do mundo, se tornando um dos mercados mais atrativos.

Dentre as inúmeras vantagens da transição para processos automatizados, estão o aumento exponencial da produtividade, redução direta de custos, melhoria da qualidade geral do produto, segurança, vantagem competitiva, precisão e padronização do produto e monitoramento remoto. “Isso pode ser aplicado em indústria de qualquer segmento. Os processos manuais podem ser pensados de uma maneira automatizada”, conta Edilson.

Na SNEF Brasil, qualquer processo de inovação e automação em indústrias é planejado de forma customizada, tornando-se um grande diferencial. “Primeiramente são criados conceitos de processos automáticos, rabiscamos um projeto, pensamos se é possível haver um robô ali, ou não, e vamos desenvolvendo a ideia, expandindo para toda a fábrica. Por isso, não vendemos uma máquina seriada, por exemplo, mas uma solução completa”, explica Edilson. E reforça, “Nosso trabalho é agir como integradores de soluções. Olhamos a necessidade, nos envolvemos e buscamos no mercado todas as soluções disponíveis para a necessidade do cliente, criando um projeto totalmente novo”.

Vários estudos apontam que o desenvolvimento, adoção e a difusão de inovações tecnológicas são fatores essenciais para o desenvolvimento econômico e mudanças sociais de uma nação. Essas mudanças tecnológicas têm sido uma característica comum dos produtos e dos setores nos quais os países de alta renda competem no mercado mundial. No Japão, há mais de 300 robôs por 10 mil trabalhadores, já na Coréia do Sul são 530 robôs, enquanto no Brasil há apenas 1 para a mesma quantidade.

O Grupo SNEF conta com uma expertise de mais de mais de 100 anos de trabalho, é uma multinacional com projetos espalhados ao redor do mundo. Aqui no Brasil, a SNEF Brasil atua no setor de automação em empresas alimentícias, assim como para montadoras de caminhões e automóveis, e muitos outros.

Para conhecer mais das soluções SNEF, acesse www.snef.com.br

--

--