SNEF MaxControl contrata profissionais para Cyber Security

SNEF BRASIL
Notícias SNEF Brasil
2 min readFeb 26, 2019

A SNEF MAXCONTROL alinhada com as demandas do mercado de IACS Cyber Security (Industrial Automation Control System) contratou Guilherme Neves, Mestre em Informática, e profissionais especializados em redes de computadores, segurança da informação e conectividade.

O objetivo da IACS Cyber Security é garantir a disponibilidade, integridade e posteriormente a confidencialidade das plantas industriais, impactando diretamente na segurança operacional, nos processos industriais, nas pessoas e no meio ambiente.

Diferente da Cyber Security corporativa, os impactos de um incidente em IACS podem provocar danos às pessoas e ao meio ambiente, comprometendo a continuidade do negócio e colocando em risco regiões, cidades e até um país.

A ISA (International Society of Automation) foi a responsável pela edição das normas de Cyber Security para IACS que prontamente foram adotadas pelo IEC e já estão sendo adotadas pela comunidade europeia. A medida também consta como exigência nos novos contratos da Petrobrás.

ONDE SE APLICA?

Em toda a indústria, óleo e gás, energia, saúde, químicos, farmacêutica, agricultura, alimentos, água e esgoto, controle ambiental, transportes, forças armadas e muitas outras áreas.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a probabilidade de ocorrer um ataque cibernético é equivalente à de desastres naturais e o impacto considerado o quinto pior, ficando atrás somente de armas de destruição em massa, eventos climáticos e crise de abastecimento de água.

No Brasil a Lei 9573 de 22 de novembro de 2018 trata da Política Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas — PNSIC, tem como um dos objetivos a prevenção de eventual interrupção, total ou parcial, das atividades relacionados às infraestruturas críticas ou, no caso de sua ocorrência, a redução dos impactos dela resultantes.

O DECRETO Nº 9.637, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2018, institui a Política Nacional de Segurança da Informação, que preza pela segurança cibernética, a defesa cibernética, a segurança física e a proteção de dados organizacionais.
A obrigação legal e o impacto sobre os negócios estão gerando uma grande demanda por serviços nesta área.

Atualmente, a SNEF atua na estruturação da rede do Metrô Barra Linha 4 (Rio de Janeiro) para garantir a disponibilidade do sistema SCADA.

--

--