Soluções inteligentes para as cidades

SNEF Brasil
Notícias SNEF Brasil
4 min readJun 4, 2018

O próximo passo na evolução e desenvolvimento de cidades, ao redor do mundo, já foi dado: áreas onde todos os sistemas integrados solucionam às necessidades da população. Esses sistemas são conhecidos como cidades inteligentes, contam com uma infraestrutura estratégica, serviços, dados e comunicação interligados à tecnologia, auxiliando no planejamento e desenvolvimento dos municípios.

A gestão das áreas urbanas tornou-se um dos desafios de desenvolvimento mais importantes do século XXI. O Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da SNEF Brasil, Alexandre Tauvy, explica:

“Foi com essa preocupação que surgiram os conceitos de cidade inteligente ou smart cities para tentar solucionar os inúmeros desafios que incluem sustentabilidade, educação, saúde, segurança, mobilidade, iluminação pública, gestão dos resíduos, saneamento básico, água, gás, eficiência energética dos edifícios e outras interações com os serviços públicos”.

O planejamento de cidades inteligentes é a solução global na discussão sobre o crescimento populacional e desenvolvimento sustentável econômico utilizando das inovações tecnológicas em benefício da sociedade.

O crescimento das metrópoles

Há pouco mais de 200 anos, apenas Londres, Tóquio e Pequim tinham mais de um milhão de habitantes. Segundo a ONU, hoje já são mais de 440 metrópoles que bateram esse número, o que equivale a mais da metade da população mundial vivendo nos grandes centros urbanos.

Atualmente, observamos questões como longevidade e acesso à saúde, migração em massa, demanda por habitação, ao abastecimento adequado de alimentos, acesso à água potável, emprego, aposentadoria, entre outras características que interferem nesse crescimento.

O termo cidades inteligentes ganhou força na última década, quando cidades foram construídas do zero utilizando sistemas interligados, como: Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai. Entretanto, algumas implementações de soluções inteligentes já vêm acontecendo ao redor do mundo, como o uso de energias renováveis na cidade de Lyon, na França, coleta seletiva de lixo por canais de ar em Barcelona.

E o mais importante é que as cidades inteligentes possuem um protagonista em comum: o ser humano. O foco é no cidadão e os serviços oferecidos para melhorar a sua qualidade de vida.

Inovação nos projetos inteligentes

Novas soluções sempre são acompanhadas por algo inovador. A SNEF Brasil abraça as novas tecnologias digitais para oferecer soluções inteligentes para cidades, indústria e até mesmo para a agricultura, por isso foi criada uma área especializada, a SNEF Connect.

SNEF Connect tem capacidade de oferecer soluções completas. “O foco é como os sistemas podem ser melhorados e conseguir coisas que até então eram inacessíveis, conectando máquinas entre si, as pessoas e os sistemas de gestão”, descreve Alexandre. Além disso, é importante entender que cada cidade tem suas necessidades em função do seu porte, sua geografia, história, cultura e tantos outros fatores que a individualizam. Dessa forma, cada uma delas requer uma análise e um estudo minucioso para chegar no melhor resultado.

Pensando que a tecnologia pode ajudar a modificar positivamente os comportamentos, a SNEF estudou e desenvolveu soluções para tratar, em primeiro lugar, os problemas fundamentais de todas as cidades como iluminação, segurança, mobilidade:

● Iluminação pública: essa é uma questão muito rudimentar no Brasil, que representa um alto custo para os municípios. Com a solução de serviço de iluminação pública, o Smart Lighting, é possível integrar tecnologia LED, controle e dimerização remota da iluminação em tempo real. Isso gera uma redução de até 40% no gasto de luz anual para as cidades, esta é porta de entrada para torna-se uma cidade inteligente, pois essa redução permite viabilizar os futuros investimentos.

● Vídeo vigilância inteligente e Centralização da gestão da segurança: atualmente, podemos observar a insegurança em vários lugares, como condomínios fechados, espaços públicos e shoppings privados. Com a solução de Vídeo Vigilância Inteligente da SNEF é possível detectar comportamentos não desejados e alertar automaticamente um centro de controle, solicitando uma tomada de decisão mais rápida e efetiva.

Otimização do tráfego em tempo real: os engarrafamentos também trazem grandes problemas nas cidades, a partir da integração de tecnologias, é possível detectar acidentes automaticamente, evitar engarrafamento e possibilitar informação e orientação em tempo real do fluxo do trânsito.

O Grupo SNEF conta com uma expertise de mais de 100 anos de trabalho, é uma multinacional com projetos espalhados ao redor do mundo. Aqui no Brasil, a SNEF Brasil participa de grandes projetos como as novas estações da linha 15 do metrô de São Paulo, projeto dos arcos móveis do Museu do amanhã, no Rio de Janeiro, entre outros projetos, sempre implementando soluções inovadoras.

Para saber mais, acesse: www.snef.com.br

--

--

SNEF Brasil
Notícias SNEF Brasil

Oferecemos soluções completas nas áreas de hidrelétrica, energia, indústria, metroferroviário, aeroportuário e rodoviário, infraestrutura e conectividade.