Azul de Rede Social

“Porque a maioria das redes sociais são da cor azul?”

Henrique Felix
Sobre a minha vida

--

Essa foi a pergunta de um amigo, que por certo já deveria saber a resposta. Ele trabalha com internet e interfaces para web. Instagram, Twitter, Facebook, Flickr, Foursquare, LinkedIn, MySpace e até o Skype têm como cor predominante o azul. Isso sem contar sites de noticias como o globo.com.

Mas por que isso? Vejamos primeiro o significado da cor azul e como ela nos afeta:

Segundo o blog darlanglauber.wordpress.com “A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranquilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranquilidade. Não possui contraindicações.”

Nossa! Além de trazer todos esses benefícios a cor ainda “Promove o entendimento entre as pessoas”, e é justamente o que as redes socias pretendem promover. Coincidência? Não. E para melhorar, uma pesquisa do professor Rui Juliet Zhu e o doutorando Ravi Mehta da Universidade de British Columbia, no Canadá, diz que a cor azul estimula a criatividade. Segundo eles, essa cor causa esse efeito porque é associada ao oceano, à liberdade, ao céu e à paz.

Você quer mais motivos que esses pra concordar que hoje tudo é feito e pensado nos mínimos detalhes? Os nomes, as cores, a forma de divulgar e a reação do público são planejados para que tudo ocorra perfeitamente. Isso é simplesmente um pouco de marketing, publicidade, propaganda e muita genialidade.

Pense nisso: Da próxima vez que você for fazer a melhor rede social comece pelo nome e pela cor. De preferencia azul.

Esse post foi escrito em 2011. Revisado em 2013.

--

--

Henrique Felix
Sobre a minha vida

Me, in this crazy world, writing about things that I have no idea. Just a little Brazilian living far away from home, in the east coast of Australia.