Jerry Seinfeld e comediantes em carros tomando café


Jerry Seinfeld interpretou durante anos uma caricatura de si mesmo como comediante Stand Up em seu seriado “Seinfeld”. A singularidade da comédia observacional de Jerry e a qualidade dos diálogos e situações encaixadas em sua sitcom o transformaram merecidamente em um dos grandes nomes da história da comédia.

Em seu especial “I’m telling you for the last time”, que foi ao ar poucos meses depois da exibição do último episódio de “Seinfeld”, ainda em 1998, Jerry anunciou que aposentaria todo o material de Stand Up construído ao longo de seus mais de 20 anos de sua carreira. A alegação para tal era justa. Boa parte desse material havia se desgastado após ser utilizado como base em diversos episódios de “Seinfeld”.

O documentário “Comedian”, de 2002, é dividido em duas histórias paralelas que se intercalam ao longo do filme. A principal parte acompanha Seinfeld em diferentes clubes de comédia dos EUA, testando seu novo material e discutindo as particularidades desse processo com alguns amigos comediantes. A segunda parte mostra a trajetória de um comediante desconhecido do grande público, e que está prestes a alcançar um dos pontos altos de sua carreira: uma apresentação no programa do David Letterman. O filme é interessante por que expõe algumas das principais dificuldades do ofício de comediante, através de dois pontos de vistas diferentes. A angústia em não conseguir agradar determinado tipo de público, a frustração ao não obter êxito com uma piada em que você acredita, a pressão e o medo minutos antes de subir no palco, todos esses sentimentos meio que independem do fato de um comediante ser famoso ou não.

Mais recentemente, no especial “Talking Funny”, exibido pela HBO em 2011, Jerry Seinfeld, Chris Rock, Louis C.K. e Ricky Gervais se reuniram para debater alguns temas relacionados à comédia. A conversa, que dura aproximadamente 50 minutos, toca em pontos interessantes como: o que os motivou a virar comediantes, o que cada um considera engraçado, e até questões clichês, como “quais são os limites do humor?” e “como funciona seu processo criativo?”. A única coisa ruim desse especial é que ele não tem uma duração maior. A limitação de tempo parece não ter permitido que alguns dos assuntos tenham sido discutidos com mais profundidade.

Todos esses exemplos servem para mostrar a paixão que Seinfeld nutre pelo universo da comédia, e principalmente pelo Stand Up. Essa inquietação provavelmente deve ter sido a maior inspiração para que Jerry tenha iniciado ano passado a websérie “Comedians in Cars Getting Coffee”.

Cada episódio de “Comediantes em carros tomando café” segue a mesma estrutura, que começa com Jerry Seinfeld num carro extravagante ligando para algum amigo comediante. Em seguida os dois saem para conversar enquanto tomam café e comem alguma coisa.

A maneira como Jerry conduz as conversas quase nunca nos deixa perder o interesse pelo que está sendo falado, independentemente de qual seja o assunto em questão. As locações e a trilha sonora também são muito agradáveis, e conseguem despertar no espectador o clima necessário para nos transportar ao lugar em que eles estão, nos transformando numa extensão daquela conversa. A lista dos convidados escolhidos também ajuda muito o desenvolvimento do programa, afinal são pessoas engraçadas.

A primeira temporada teve dez episódios, e trouxe nomes como Larry David, Alec Baldwin, Ricky Gervais, Mel Brooks, Carl Reiner e Michael Richards. A segunda temporada estreou há pouco tempo, mas já trouxe convidados como Chris Rock, Sarah Silverman, Don Rickles e David Letterman.

Para aqueles que sentem saudades do antigo seriado, “Comedians in Cars Getting Coffe” consegue manter muito da essência que nos fez gostar de “Seinfeld”, ao trazer discussões banais sobre assuntos cotidianos, de uma maneira quase sempre engraçada. Talvez por isso também possamos chamá-lo de “Um show sobre o nada”.

Todos os episódios estão disponíveis gratuitamente no Site oficial da série ou no Crackle Brasil, que te dá a opção de ativar legendas em português ou inglês.

BÔNUS: Ainda sobre Seinfeld e sua obsessão pelo Stand Up, vale a pena ler esse artigo que saiu no The New York Times no fim do ano passado, e o vídeo em que ele mostra como escreve uma piada.

Originally published at sobrecomedia.com on July 24, 2013.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Eduardo Branco’s story.