Ainda lendo Caçando Carneiros, de Murakami (28 de abril de 2021)

Matheus Galvão
Sobre Livros e Escrita
2 min readApr 28, 2021

Como falei no post anterior, é o primeiro romance de Murakami que leio. Estou gostando.

O estilo de narrativa flui legal, como se o personagem estivesse compartilhando um diário. Gosto deste estilo. As sentenças são diretas, sem muitos rodeios.

Além disso, gosto quando histórias aparecem dentro de histórias, compondo o contexto e abrindo novas possibilidades ao longo do enredo.

Posso estar enganado, mas não acho que Murakami tenha pensado nesse livro metodicamente. Digo, não creio que ele tenha arquitetado tudo do começo ao fim.

Ele tinha uma ideia e foi construindo tudo aos poucos, a cada linha. Textos assim — tenho uma leve impressão — são mais verdadeiros e originais. Escrever assim é tão divertido quanto ler. Não sabemos aonde aquilo vai dar.

Basicamente a história do livro é sobre um homem com cerca de 29 anos que trabalha numa agência de publicidade. Em uma de suas campanhas ele usa uma foto de uma paisagem, na qual aparecem alguns carneiros.

Ele se vê obrigado por um homem misterioso e influente a procurar um dos carneiros da foto, por um motivo um tanto "fantástico". O livro não dá nomes aos personagens principais.

O livro tem 333 páginas e estou na página 230. Um ritmo bom, considerando que comecei a ler há cinco dias e não leio tão rápido normalmente.

Acho que os capítulos que estou agora estão um pouco arrastados, mas ainda assim a história não perdeu meu interesse.

O tom cômico e os personagens excêntricos ajudam a manter a pessoa presa na história.

Estou gostando do livro, mas o entusiasmo que demonstrei no primeiro post não é o mesmo. Não acho que ele seja um autor genial. Pelo menos não por esse livro.

--

--