Google Imagens

A motivação correta

O que vai fazer você seguir até o fim?

Alessandro Freire
Published in
3 min readMay 30, 2013

--

Quem nunca, ao começar algum projeto, parou para fazer um planejamento e se viu divagando mar a dentro de si mesmo para elaborá-lo o mais personalizado e eficaz possível? Definir o melhor horário para as diversas atividades do dia-a-dia, se é melhor estudar depois do exercício matinal do que aquela lombeira que dá após o almoço; se o próprio exercício físico é mais aproveitado pela manhã, após o café ou, à tardinha, quando o sol está caindo; se é necessário um cochilo antes de partir para o tudo ou nada da prova; enfim, essas coisas.

Eu não sei você, mas durante a elaboração desses planos semanais eu sempre volto às voltas no dilema da motivação pessoal. Afinal, qual é a mais eficiente? Qual, de fato, vai me forçar a ir até o fim, apesar de tudo?

Algumas pessoas dizem que é o dinheiro. Eu admito que pensei assim por um bom tempo. No entanto, após diversas frustrações, me vi forçado a admitir que ele não é tudo e não faz ir além, sempre. Se você está dando aquele sorrisinho cético e ganancioso, nesse momento, eu tenho quatro argumentos para te convencer do contrário: 1) ele acaba; 2) ele não realiza tudo; 3) ele falsifica as pessoas e 4)a vida, em abundância, é inadquirível.

A fama e o poder são os sentimentos geradores de vontade mais fortes, outros pensam. Apesar de nunca ter pensado dessa maneira (e até repudiar esse tipo de pensamento) eu preciso mencionar isso aqui, para conseguir desconstruir esse tipinho - perco mesmo a tolerância com tais posturas. Contra a fama como melhor motivação, penso assim 1)a fama é passageira; 2)ela não necessariamente representa a verdade factual, mas aparente e 3)ela só funciona quando se é o centro dos interesses: não se pode ser relevante, sempre. De encontro ao poder, reflita comigo: 1)ele corrompe; 2)ele é transitório; 3)ele é cansativo e 4)ele é limitado.

Há pessoas que se apoiam na compassividade. Ela, em verdade, não é tão ruim como motor de perseverança, mas - alguns concordarão, fortemente - ela não ajuda muito na conquista de um objetivo. Vou ser menos enumerativo para te convencer disso: agradar a todos é impossível e, para isso, é preciso sacrificar muito dos próprios planos.

Na minha opinião, a melhor motivação é a paixão pelo que se quer. Esse é um sentimento legítimo e facilmente renovável. Fazer o que se gosta é imprescindível para a completa evolução de um objetivo. Um projeto de curto prazo pode até ser alcançado sem ela, mas um de médio ou longo prazo, é muito difícil o fazê-lo.

No fim, é simples: ame o que faz ou o que queira. Não busque somente o dinheiro ou fama ou poder e limite a sua compaixão pelos outros. Assim se executa a motivação mais eficiente.

*Publicado originalmente neste tumblr.

--

--

Alessandro Freire
Sobre motivação

Eu ia copiar a minha descrição do Twitter. Mas fiquei com preguiça de logar lá. Aliás, tudo aqui é copiado de outro lugar, que eu escrevi. Por preguiça mesmo.