Sobre festas infantis

Juliano Souza Ribeiro
Sobre
Published in
3 min readOct 25, 2016

Festas infantis dão trabalho. Muito. Você só se dá conta quando precisa organizar uma.

Primeira missão, qual o tema? Se a criança escolher algo genérico, ou amplo, facilita um pouco como Batman, Frozen, Turma da Mônica, Barbie, Galinha Pintadinha, Liga da Justiça, Vingadores, Times de Futebol, etc, colaboram para a decoração. Agora, e se a criança escolhe Barbie Rock ‘n Royals? Ou Ladybug? Vai comprar a decoração! Não vai ser fácil.

Uma das técnicas é perguntar à criança, meses antes, ou até um ano antes, qual vai ser o tema e começar a comprar a decoração desde já. E torcer para que ela não queira mudar o tema em cima da hora. Conheço gente que já sabe o tema do sexto aniversário da filha de quatro anos…

É interessante ver quando quem comprou a decoração não entende do tema. Olhem a foto abaixo. Qual o erro?

As festas em buffets são boas porque costumam ter bastante brinquedos para as crianças e monitores! Monitores! Se você não tem filho não deve saber o quanto é bom ter alguém para olhá-los por algumas horas.

Buffets são bons, mas são caros, e deve ser por causa do preço, deve…, que a maioria das festas são na casa dos pais ou em salão de festas. O maior trabalho nesses casos é montar tudo e desmontar depois.

As festas caseiras evoluem. Nas primeiras a família contrata um buffet, brinquedos, palhaços, garçons… A criança vai crescendo e o buffet sai e entra os salgadinhos prontos, os brinquedos viram o pula-pula (que é o único que as crianças gostam mesmo), o palhaço profissional é substituído pelo palhaço do seu tio, garçom? Amigo, o salgadinho está ali e a cerveja na geladeira!

Mais tarde, a festa vira um piquenique no parque com os melhores amiguinhos e, dependendo do horário, um churrasco.

A complexidade das festas vai diminuindo com o tempo, porque vamos ganhando expertise, e, até porque cansa organizar festas todos os anos. Além que as próprias crianças as vezes pedem algo mais simples. Aí vocês faz a festa na sala de aula só com os colegas de sala, e os pais ficam contentes porque não precisam mandar lanche.

Festas de crianças são cansativas quando você tem que organizar, e não importa se são em buffets, casa, salão de festas ou parque. Há muita coisa envolvida, convidados para esperar e a ansiedade da criança para manobrar que no fim do dia você só quer dormir.

Interessante é quando você vai a uma festa de criança e não conhece nenhum adulto, sua esposa conversa com todo mundo e você fica torcendo ou para não te notarem ou que falem algo que você entenda ou goste de falar, como o Batman por exemplo, agora, quando começam a falar de política eu vou olhar as crianças com os monitores…

O que esses anos de festas infantis me ensinaram é que não importa onde elas foram realizadas, quanto trabalho deu, a dor de cabeça no fim do dia ou o dinheiro gasto, o que importa são as fotos que você tirou de suas crianças e o tamanho da saudade que você vai sentir quando elas forem maiores.

--

--