Com quantos barbudos se cria um gel de barbear?

Um guia prático de como desenvolver os melhores produtos pra barba com a ajuda de quem mais entende do assunto.

Samuel Tonin
Sobrebarba
4 min readAug 30, 2017

--

Tem várias maneiras de se criar uma linha de produtos pra cuidar da barba. O caminho mais fácil e rápido seria usar uma fórmula pronta de uma fábrica. Só precisaria escolher a embalagem e colar um rótulo nela. Mas não acredito que este seja o jeito de criar uma marca consistente e de qualidade.

Se você também é barbudo e sabe o trabalhão que dá pra manter a barba bem cuidada, não vai usar qualquer produto nela, muito menos lançar algo que você mesmo não usaria, certo?

Por isso a gente faz questão de criar do zero as próprias fórmulas e aromas, tomando muito cuidado com a procedência e a qualidade das matérias primas usadas.

E dá o maior orgulho de fazer isso junto com uma grande comunidade de barbudos superempolgados e bastante exigentes! :-)

Passo 1: Aqui VOCÊ decide!

Todo dia dezenas de barbudos dão ideias de novos produtos ou de ajustes que a gente poderia fazer nos atuais.

O primeiro passo é reunir estas ideias e fazer uma pesquisa.

Pra você ter uma ideia, a última teve mais de 2000 respostas em menos de uma semana! (Valeu, galera!). Assim a decidimos juntos quais produtos vamos lançar primeiro.

Já tem duas destas ideias virando realidade: um Gel de Barbear transparente e sem espuma, ideal pra delinear a barba sem raspar demais por acidente; e um Esfoliante Facial para o rosto barbudo — que evita pelos encravados da barba e facilita o desenvolvimento dos fios.

Passo 2: Criar as fórmulas do zero, com a barba na cabeça.

A gente então se reune com o pessoal da fábrica que faz uma pesquisa séria pra desenvolver as fórmulas, afinal são produtos que precisam funcionar bem num rosto barbudo e isso faz toda diferença. É neste momento também que são decididas as matérias-primas que serão usadas, sempre de origem vegetal, nada de origem animal.

Sementes de damasco serão usadas no esfoliante Sobrebarba

O Esfoliante que vem aí, por exemplo, não usa esferas plásticas para a esfoliação.

No lugar usamos sementes de damasco trituradas que têm propriedades regenerativas e são ricas em ácido oleico e linoleico (ômega 6 e 9).

Elas são ótimas pra evitar aquela famosa caspa na barba, já que devolvem a hidratação natural da pele e evitam a descamação. Além disso a semente de damasco também é rica em vitamina B que é anti-oxidante e anti-inflamatória.

Passo 3: Testar em barbas de verdade.

Assim que as primeiras amostras ficam prontas elas são testadas em laboratório pra garantir a segurança (nada de testes em animais!) e, em seguida, começa a etapa mais importante: os testes em barbas de verdade!

Amostras dos futuros produtos, ainda em embalagens provisórias.

Rola então uma seleção no nosso Instagram entre todos os interessados em testar os novos produtos. Daí enviamos as amostras para os escolhidos e também para barbeiros pra termos também uma visão de um profissional.

Neste momento os Cobaias Sobrebarba da vez estão testando os futuros Gel de Barbear e o Esfoliante Facial.

Os caras estão mandando muito bem e devolvendo pra gente informações importantes pra melhorar cada fórmula. O próximo passo será fazer os ajustes finais.

Foi assim que descobrimos, por exemplo, que o Esfoliante, precisa ganhar um pouco mais de consistência e que o Gel de Barbear pode ter …….

Orgulho de fazer junto

E é muito gratificante poder envolver assim dezenas de outros barbudos pra dar a palavra final antes de qualquer lançamento.

Assim criamos muito mais do que produtos pra cuidar da barba. Criamos uma verdadeira comunidade de barbudos reunidos em torno de ideias e criando juntos.

Obrigado mesmo a todos que de alguma forma — seja respondendo uma pesquisa, comentando ou curtindo um post, enviando uma ideia por inbox e até ajudando a testar um novo produto — fazem parte dessa história!

--

--