João Barba: guardião da pesca sustentável

Na reta final da expedição por Abrolhos, na Bahia, os caras do Miramundos se depararam com uma figura incrível.

João Gonçalves, o João “Barba”, é uma das lideranças locais do movimento de pesca sustentável em Canavieiras e atualmente presidente da Amex, a associação que reúne todos os pescadores que lutam por manter viva a reserva.

Foto: Rafael Duarte

“Canavieiras tem uma reserva extrativista muito importante simplesmente porque quase todo mundo ali vive da pesca. Eles buscam desenvolver a pesca sustentável, que usa métodos artesanais e não predatórios, muito diferente da pesca industrial, de arrasto, que usa barcos para encurralar o cardume, com aquelas redes enormes que acabam pescando vários tipos de peixes, tartarugas…, muito ruim pra biodiversidade local. Já a pesca artesanal, além de conservar a biodiversidade, garante que as populações locais tenham seu ganha-pão e seu alimento”, conta o fotógrafo e jornalista Rafael Duarte, da equipe de expedições Miramundos.

Foto: Rafael Duarte

Esse trabalho faz parte do projeto "Pesca + Sustentável", que se propõe a dar mais transparência às cadeias de produção e comercialização do pescado e conectar pescadores defensores da pesca artesanal e sustentável com o mercado consumidor dos grandes centros urbanos. O projeto é tocado pela Conservação Internacional (a CI-Brasil), pelo ICMBio, pela Confrem (organização dos pescadores tradicionais) e, em 2014, levou o prêmio Desafio de Impacto Social, do Google.

Voltando ao dia do encontro com os Miramundos… Depois de um dia catando caranguejo no mangue de Campinhos, comunidade em que João vive, a barba dos caras pediam um trato!

Foto: Flavio Forner

“Apresentamos pra ele o shampoo Sobrebarba que a gente tinha levado na viagem — ele desconhecia qualquer tipo de produto pra barba. Lavava os pelos com sabão de coco mesmo. A esposa dele superaprovou o cheiro novo”, lembra Jaime Portas Vilaseca, nosso outro parceiro Miramundo.

Foto: Rafael Duarte
Foto: Rafael Duarte

Na véspera desse encontro, aliás, João foi um dos condutores da Tocha Olímpica por Ilhéus!

Foto: Divulgação Rio 2016

Viramos fãs!